Marília

Cerca de 5 mil recebem os parabéns pelo Dia do Professor em Marília

Professora Magali recebe o carinho do casal Márcio e Roberta, que compartilham com ela a educação do filho Victor (Foto: Arquivo Pessoal)

Em Marília eles somam mais de 5 mil profissionais. É um verdadeiro exército, armado com livros, cadernos e muita criatividade. Em um modelo de acesso universal à educação os professores – que comemoram seu dia nesta quinta (15) – fazem parte da formação de todo cidadão.

Nas salas de aula e, agora, nos computadores, eles são fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico.

Segundo estimativas do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Marília tem quase dois mil profissionais que lecionam, coordenam e dirigem mais de 50 escolas.

A rede municipal conta com outros 1.550 profissionais de educação, entre professores, coordenadores e diretores.

Cerca de mil profissionais atuam no ensino privado – infantil, fundamental, médio e técnico. Somadas, as instituições do ensino superior empregam cerca de 600 professores, em cursos de graduação e pós-graduação.

Por conta da pandemia que “tirou tudo do lugar”, na data em que é comemorado o Dia do Professor, muitos deles receberão os parabéns de forma digital. É a nova maneira como eles têm ensinado.

Como já mostrou o Marília Notícia, com a crise sanitária, os docentes tiveram que se reinventar. Todo conhecimento, teoria e prática foram colocados à prova em tempos tão difíceis.

Com 22 anos de magistério, a professora Magali Garcia de Brito, 46 anos, se destaca entre os profissionais da rede municipal. Ela não abre mão do contato com as famílias, com estratégias para conquistar a confiança dos alunos e fazer a diferença na vida deles.

Magali leciona no 5º ano da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Célio Corradi (Vila Altaneira) desde que ingressou no serviço público. Há dois anos, passou a trabalhar também com os pequenos, na Escola de Ensino Infantil (Emei) Curumim.

Turma de 5º ano da Emei Célio Corradi, no bairro Altaneira, zona Leste de Marília; páscoa de 2019 (Foto: Arquivo Pessoal)

“É completamente diferente e amo os dois. Não espero nunca ter que escolher”, relata a educadora, que já deu aulas para mais de uma geração, no 5º ano – mãe e filha. “Eu tenho neto por tabela. É uma emoção fazer parte da vida de uma família dessa forma”, conta.

Magali é formada na Universidade Estadual Paulista (Unesp), instituição pioneira em preparar educadores em Marília.

Teoria e prática colaboraram para formar gerações de profissionais reconhecidos, em todas as redes, o que ajuda a explicar, por exemplo, o desempenho de Marília nas avaliações de desempenho, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em meio a tantas adversidades, o presente que a maioria dos professores espera é a valorização. Não apenas melhores salários, mas um olhar mais atento ao processo de aprendizagem entre as famílias, espaços sociais e governantes.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

3 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

8 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

12 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

12 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

12 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

12 horas ago

This website uses cookies.