Tecnologia

Celulares da Nokia vão voltar ao mercado brasileiro

Uma das principais marcas de celular do mundo estará de volta ao Brasil em breve: a Nokia. Licenciada pela fabricante finlandesa HMD Global, a marca deve voltar em breve ao País, anunciou na manhã desta quinta-feira, 19, Florian Seiche, presidente executivo da HMD. Em transmissão pelo YouTube na qual divulgou os novos celulares da empresa, ele afirmou que “os celulares da Nokia chegarão em breve a uma loja no Brasil”.

Ainda não há informações exatas de quando a marca estreará por aqui, nem quais modelos serão lançados no mercado brasileiro – e, com o avanço do coronavírus, é bastante possível que os planos iniciais da finlandesa possam ser postergados. Inicialmente, a previsão é de que os aparelhos fossem lançados no segundo trimestre de 2020. Eles chegarão ao mercado com ajuda da Multilaser, que emitiu nota nesta quinta-feira dizendo ser a parceira oficial da HMD no País. “Eles confiam em nosso conhecimento de mercado e nas relações comerciais bem estabelecidas para trazer as experiências dos celulares Nokia para o Brasil”, diz o comunicado.

Criada por ex-funcionários da Nokia, a HMD Global é quem detém o uso da marca Nokia para celulares desde 2016. Antes disso, a marca esteve com a Microsoft, que adquiriu a divisão de celulares da Nokia em 2014 e a incorporou à sua – o principal destaque da empresa na época era a linha Lumia. A empresa não tem nenhuma outra relação com a tradicional companhia finlandesa, que hoje se dedica a fabricar infraestrutura para telecomunicações. Desde 2016, a HMD tem lançado aparelhos no mercado global que utilizam o sistema operacional Android, bem como edições retrô de designs icônicos da Nokia – incluindo o “celular do jogo da cobrinha” (Nokia 3310) e o “celular de flip” imortalizado pelo filme Matrix, de 1999 (Nokia 8110).

Sobe o som

Nesta quinta-feira, 19, além de confirmar a chegada da empresa no Brasil, a HMD também divulgou que vai relançar o Nokia 5310, aparelho conhecido pela identidade XpressMusic – que tinha botões de reprodução nas laterais e um sistema próprio para apreciação de música. Lá fora, o aparelho vai chegar ao mercado por cerca de US$ 49.

Originalmente lançado em 2007, o aparelho também traz um conector de bateria de 3,5mm, rádio FM embutido e pode funcionar como um MP3 Player se a memória for complementada com um cartão de memória – o modelo repaginado suporta até 32GB de espaço extra.

A tela tem 2,4 polegadas e o display é QVGA, com resolução de 320 x 240 pixels. O teclado é físico e o celular funciona com sistema operacional Nokia Series 30+, diferentemente de alguns outros modelos retrô relançados, que operam com a plataforma KaiOS.

Para a HDM Global, que está produzindo o remake, o aparelho pode atrair pessoas interessadas em uma “desintoxicação digital”, por conta do grande uso dos smartphones no dia a dia. O celular, com detalhes em vermelho, estará disponível nas versões branca e preta e deve chegar ao mercado neste mês.

Amanda Brandão

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

5 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

10 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

12 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

12 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

12 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

13 horas ago

This website uses cookies.