O Centro Estadual de Educação para Jovens e Adultos (CEEJA) de Marília atende cerca de 1,5 mil alunos e conta com 24 professores, mas estes números podem mudar drasticamente em pouco tempo. Docentes e pesquisadores vêm denunciando verdadeiro “desmonte” do serviço público.
Uma resolução publicada na semana passada prevê a redução de 12 para oito horas diárias de funcionamento dos CEEJAs de todo o Estado, além do corte no número de docentes. Marília, por exemplo, pode perder cerca de dez dos 24 professores.
O pesquisador João Ras, que teve o CEEJA como objeto de estudo em seu doutorado, explica que a medida é um duro golpe, principalmente, aos trabalhadores atendidos pelo serviço educacional voltado a jovens e adultos.
A resolução do Governo Estadual, segundo João, também prevê a demissão de agentes de organização escolar e vice-diretores, “excluindo disciplinas e esvaziando o caráter crítico-reflexivo e transformador do currículo”.
Com as limitações impostas pela resolução, segundo o pesquisador, “haverá prejuízo incalculável da formação de pessoas já excluídas econômica, social e culturalmente”.
“Vale ressaltar que os quadros de professores e agentes de organização escolar estão defasados há tempos e, em vez de ampliar o módulo da modalidade, a resolução reduz drasticamente”, denuncia João.
Como estratégia de enfrentamento ao chamado “desmonte” do CEEJA, um abaixo-assinado foi criado. Na manhã desta quarta-feira (17), já existiam cerca de 6,3 mil adesões. Para consultar a campanha, [clique aqui].
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.
Influenciador digital e ex-candidato a prefeito da capital paulista Pablo Marçal (Foto: Instagram) O influenciador…
A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou alerta para risco de chuvas persistentes,…
O governo federal libera, a partir desta segunda-feira (2), R$ 4,6 bilhões para pagamento da…
Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…
Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…
Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…
This website uses cookies.