A inteligência artificial (IA) pode nunca chegar a apitar uma final de Copa do Mundo, mas pode ajudar juízes brasileiros a chegar lá novamente, o que não acontece desde 1986. Embora rejeite o futuro no qual a autoridade máxima em campo seja um algoritmo, Leonardo Gaciba, ex-árbitro e atual chefe de arbitragem na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), diz que a entidade planeja usar IA no treinamento de árbitros humanos.
Segundo ele, a CBF estuda adotar óculos de realidade virtual turbinados com inteligência artificial para simular partidas. É como se o aspirante a Arnaldo Cezar Coelho treinasse dentro de um jogo de videogame – aposta do mundo tecnológico, a realidade virtual já ganha espaço, principalmente entre os fãs de games.
Entre os benefícios, aponta Gaciba, estão na redução de custos e na melhora logística dos treinamentos. “Hoje, quando vamos fazer um treinamento de juízes em Águas de Lindóia (SP), é preciso levar até seis times para os jogos”, diz Gaciba. “Quando a IA for adotada, os jogadores convocados para os treinamentos da arbitragem serão desnecessários”, diz Gaciba. Além disso, aspirantes a árbitros poderiam treinar em qualquer campo do País, incluindo os de suas próprias cidades.
Além disso, a versão com IA poderia emular as qualidades de jogadores profissionais, que têm nível técnico e físico superiores aos dos jogadores que participam dos treinos – é como se os juízes pudessem treinar com uma versão virtual de um atleta mais malandro como Neymar ou Éverton Cebolinha, e não com um de nível mediano. Gaciba, porém, ainda não dá data e nem revela o preço para que esse plano saia do papel. “A CBF não está muito preocupada com valores”, diz. “A CBF está preocupada com a qualidade do jogo.”
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.