Marília

Castramóvel: Prefeitura investe em saúde animal

Conselho Regional de Medicina Veterinária realizou duas visitas de orientação; município terá que fazer adaptações antes de colocar unidade móvel em funcionamento. (Foto: Júlio César de Carlis)

Para garantir a segurança e a qualidade no uso do Castramóvel, atendendo normas vigentes para unidades móveis, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública e Secretaria Municipal da Saúde, recebeu nesta segunda-feira (24) o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CRMVSP.

Os médicos veterinários Fábio Manhoso, conselheiro efetivo do órgão e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, e Adriano Polegato, que atua como fiscal do Conselho, estiveram na garagem da Prefeitura em segunda visita para concluir orientação.

(Foto: Júlio César de Carlis)

Órgão dos veterinários e a Prefeitura concordam que não pode haver “banalização” do procedimento cirúrgico por mais simples que seja. Por isso todas as cautelas antes que a estrutura seja colocada em funcionamento e possa percorrer os bairros da cidade para promover castrações.

“O município recebeu a Unidade Móvel de Atendimento Veterinário, através de emenda parlamentar, para iniciativas de Educação em Saúde Animal e ações de prevenção de zoonoses, incluindo a possibilidade de castração. Mas para isso é necessário que sejam feitas adequações, visando à segurança destes procedimentos cirúrgicos”, disse Manhoso.

(Foto: Júlio César de Carlis)

Os representantes do Conselho foram recebidos pelo secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Valderlei Dolce, pela veterinária Melissa Campitelli Ferreira e pelo arquiteto Ivan Rodrigo Nardone, servidores da pasta.

Conforme explicou o secretário, o reboque recebido pelo município é equipado com centro cirúrgico, pia e instalação sanitária, entre outros recursos que teriam como objetivo facilitar o uso para as castrações. Porém, a planta apresenta divergências em relação a normas do CRMV.

(Foto: Júlio César de Carlis)

“Primamos pela segurança e minimização dos riscos cirúrgicos. Por isso orientamos o município e pactuamos algumas alterações. O secretário acolheu de forma muito receptiva. Tanto a Prefeitura quanto o Conselho defendem que o cão ou o gato da pessoa carente tem que ter o atendimento com a mesma qualidade daquele que tem alto poder aquisitivo e paga o serviço particular”, explicou Manhoso.

O secretário reforçou o compromisso de qualidade. “Estamos formando uma comissão dos nossos servidores, junto com o CRMV, para definir os próximos passos. Feitas as adequações haverá uma nova vistoria e pretendemos, com maior brevidade possível, realizar as castrações e outras ações educativas que esse reboque permitirá”, destacou Vanderlei.

(Foto: Júlio César de Carlis)

PARCERIA

O investimento é resultado de emenda parlamentar do deputado Ricardo Izar (Progressistas). O investimento é de R$ 128,5 mil, com objetivo principal de reduzir a superpopulação, combatendo abandono e controlando doenças.

(Foto: Júlio César de Carlis)

(Foto: Júlio César de Carlis)

Amanda Brandão

Recent Posts

Valor de contrato com empresa que coleta resíduos cresce R$ 1,1 milhão

Empresa é responsável por coletar e dar destinação adequada ao lixo hospitalar (Foto: Arquivo/MN) A…

25 minutos ago

Bandido clona WhatsApp e usa vídeo de vítima para aplicar novos golpes em Marília

Uma mulher de 28 anos, moradora no Jardim Cavallari, zona oeste de Marília, procurou a…

43 minutos ago

Idoso tem carteira furtada dentro de carro estacionado na zona sul de Marília

Um idoso de 79 anos teve a carteira furtada de dentro do carro, na tarde…

44 minutos ago

Prefeitura divulga mapa dos bairros com isenção de imposto para ‘puxadinhos’

A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial do Município o decreto que define os…

45 minutos ago

Prefeitura anuncia projeto de lei para reestruturação da Fumes

Texto foi assinado pelo prefeito Vinicius Camarinha em visita à entidade (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

55 minutos ago

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

5 horas ago

This website uses cookies.