Marília

Casos de gripe avançam em Marília e região

A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

Marília e outras cidades da região já registraram números significativos dos vários subtipos da gripe Influenza A. A doença provocada por alguns tipos de vírus, entre eles o H1N1 e H3N2, podem matar e a população precisa se imunizar.

Em Marília, em meio a vários casos suspeitos, foram confirmados quatro casos de H3N2 em 2017, além de uma pessoa infectada com o vírus A não subtipado.

Nas últimas semanas o Marília Notícia divulgou com exclusividade a morte do detento do regime semiaberto da Penitenciária de Marília, Willian André da Cruz Ferreira, de 55 anos.

Ele estava com o vírus influenza A, além de outras doenças que agravaram o quadro. No ano passado foram 20 óbitos por conta da gripe no município.

Vale lembrar que a campanha de vacinação contra a gripe, para grupos prioritários, foi prorrogada até o dia 09 de junho nos postos de saúde de Marília.

Região

Em Ourinhos (distante 94 quilômetros de Marília) são dois casos de H1N1 em 2017, enquanto em todo o ano passado foram 10 registros desse mesmo tipo e uma ocorrência de outro vírus não subtipado.

Neste ano, até o momento, foram 20 notificações em Bauru (100 quilômetros de Marília), dois casos positivos de H3N2 e nenhuma morte até o momento. Em 2016 foram 151 notificações de suspeita de Influenza, 34 casos positivos e 11 óbitos por H1N1 na cidade vizinha.

Em Paraguaçu Paulista (78 quilômetros de Marília) e Pompéia (31 quilômetros de Marília), até agora ainda não foram confirmadas pessoas doentes com Influenza. No entanto, em cada cidade foi registrado um óbito com a doença em 2016 – em Paraguaçu foram oito casos confirmados.

A reportagem do MN solicitou os dados atualizados para outras cidades da região, como Garça, Tupã, Oscar Bressane e Assis, mas até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Tipos

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N).

Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A-H1N1 e A-H3N2 circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A-H7N9.

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

 

Marília Notícia

Recent Posts

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

39 minutos ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

51 minutos ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

1 hora ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

1 hora ago

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília

Material era queimado para separação de metal, visando a venda (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia…

2 horas ago

Projeto veta nomeação em cargos públicos a condenados por violência doméstica

Proposta de vedação à nomeação de condenados por agressão doméstica segue para análise de comissões…

3 horas ago

This website uses cookies.