Polícia

Casas são interditadas com risco de desabamento

Imóveis foram interditados pela Defesa Civil (Foto: Marília Notícia)

O afundamento de um piso e o desmoronamento de uma sacada deixaram moradores em alerta na manhã desta quarta-feira (29), no bairro Fragata (zona sul). O incidente ocorreu em uma construção dividida em duas, onde moram pessoas da mesma família.

A estrutura, localizada na rua Luís Stahlschmidt Ribas, teve parte comprometida, e os danos atingiram ambos os lados da edificação.

Inicialmente, a informação era de que duas construções teriam sido afetadas. Contudo, a atualização aponta que se tratam de duas casas (da mesma família) em um único imóvel.

Desmoronamento de uma sacada deixaram moradores em alerta (Foto: Marília Notícia)

A Defesa Civil de Marília acompanha a situação, que envolve a empresa RIC Ambiental. A empresa informou que foram oferecidas acomodações em hotel para os moradores. O local ainda passa por avaliação.

De acordo com relato de um funcionário público municipal, morador do local, a família já havia percebido, na semana passada, um vazamento de água vindo da via pública, em frente à residência.

Na terça-feira (28), funcionários da RIC Ambiental estiveram no endereço, mas não realizaram o reparo. A informação teria sido de que outra equipe retornaria posteriormente.

Na manhã desta quarta, por volta das 7h, o morador constatou que parte do piso interno da sacada dos quartos e o solo do quintal haviam desmoronado, provocando danos estruturais significativos.

Instituto de Criminalística vai realizar perícia para determinar causa (Foto: Marília Notícia)

Interdição

A Defesa Civil foi acionada e interditou totalmente o imóvel. Por medida de segurança, todos os moradores precisaram ser realocados. Um técnico do órgão irá elaborar relatório detalhado sobre a situação.

O morador acredita que o incidente tenha sido causado por erosão do solo, decorrente de um vazamento subterrâneo de grande volume — supostamente de responsabilidade da RIC Ambiental —, que teria comprometido os alicerces e provocado infiltrações.

Morador constatou que parte do piso interno da sacada dos quartos e o solo do quintal haviam desmoronado (Foto: Marília Notícia)

No momento em que o piso cedeu, segundo o relato, a família estava dentro da residência e correu risco real de ferimentos.

O caso foi registrado pela Polícia Civil, que requisitou perícia do Instituto de Criminalística (IC) para apurar as causas do incidente.

Posicionamento da RIC Ambiental

Em nota, a RIC Ambiental informou que presta toda a assistência necessária à família afetada, incluindo hospedagem em hotel, alimentação, água e lavanderia. A empresa confirmou a existência de um vazamento subterrâneo — não visível sob o asfalto — que provocou infiltração e descompactação do solo, comprometendo parte da estrutura da casa.

A concessionária afirma que, caso os reparos na rede de água e na residência demandem mais tempo, oferecerá a locação de um imóvel até a conclusão dos trabalhos. Segundo a RIC, a ocorrência reforça a importância do programa de modernização das redes de água e esgoto, em execução desde o início da operação, para corrigir problemas do passivo herdado da gestão anterior.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

4 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

4 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

4 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

4 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

4 horas ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

4 horas ago

This website uses cookies.