Marília

Carteira assinada tem aumento em Marília; MN compara gestões

Gráfico mostra que atual gestão, mesmo com meses a menos de comparação, teve saldo maior (Arte: Marília Notícia)

A geração de empregos é sempre um assunto presente nos discursos dos candidatos. Informações imprecisas podem atrapalhar a avaliação do eleitor no momento do voto, por isso o Marília Notícia pesquisou o desempenho dos últimos três governos locais, no principal banco de dados disponível no país.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Gaged) traz o histórico do emprego no Brasil, com dados específicos de cada município. Evidente que a comparação entre os períodos não reflete, necessariamente, a capacidade de cada gestor público na área, já que a ampliação de postos de trabalho depende de vários fatores.

Em Marília, segundo o cadastro – alimentado pelos próprios empregadores, em sistemas da Secretaria do Trabalho – a evolução entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012, o saldo de empregos (admissões – demissões) ficou em 5.539 postos de trabalho.

Foram três anos sob administração de Mário Bulgareli (Republicanos) e um ano sob o comando de Ticiano Toffoli, do PT (em 2012).

Já entre o início de 2013 e o final de 2016 – sob administração de Vinicius Camarinha (PSB) – Marília agregou apenas 1.576 postos de trabalho. No mandato do ex-prefeito foi registrado o único ano negativo da série. Em 2015, a cidade perdeu 1.649 vagas com carteira assinada.

Já no período Daniel Alonso (PSDB), de janeiro de 2017 até o mês de agosto deste ano, o Caged aponta a criação de 5.765 postos de trabalho formal.

Este ano, em meio a pandemia, é o pior na evolução no emprego com carteira assinada, desde 2015. Entre março e junho, o município chegou a computar 1.773 demissões a mais do que contratações.

No entanto, mais da metade destes postos de trabalho foram recuperados entre julho e agosto, quando foram contabilizadas 1.225 admissões a mais do que desligamentos.

Os dados do Caged mostram que em 2013, somando indústria, agropecuária e extrativismo, comércio, serviço público e setor de serviços, a cidade tinha 58.188 postos de trabalho com carteira assinada. Em dezembro do ano passado, o estoque de empregos atingiu 63.477 postos de trabalho.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

4 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

10 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

13 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

13 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

14 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

14 horas ago

This website uses cookies.