Esporte é disputado há 17 anos no torneio. (Foto: Divulgação)
Presente nos Jogos Abertos do Interior desde 2002, a capoeira tem posição de destaque no Brasil. A afirmação é do técnico da seleção de Marília Edvaldo Pereira dos Santos – mais conhecido como Mestre Pereira – que estreou na quarta-feira, 13, no campeonato com o objetivo de conquistar medalhas nas categorias peso leve, médio, médio pesado e pesado.
Com duas divisões: angola e regional, a arte de origem afro-brasileira é segundo o técnico, o esporte que mais trabalha a questão social no país, oferecendo oportunidades a crianças, jovens e adultos em situações de vulnerabilidade. “Só perdemos mesmo para o futebol, que ocupa o primeiro lugar”, revela.
Para o técnico, a introdução da capoeira no âmbito esportivo, é de extrema importância, já que oferece a oportunidade do atleta realizar networking com atletas, técnicos e árbitros e tentar uma vaga em seleções regionais, nacionais e internacionais. “Os Jogos Abertos do Interior é um exemplo disso. Competi como atleta por 11 anos, fui medalhista em todas as edições e sou técnico há alguns anos”.
Além das vantagens esportivas, segundo Edvaldo a capoeira também traz inúmeros benefícios a saúde. “Devido à sua característica multifacetada, que mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos, ela ajuda a liberar o estresse, trabalha todo o corpo, estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético, promove maior flexibilidade, coordenação e estimula o respeito pelo próximo”.
De acordo com o atleta Marco Aurélio de Macedo Galvão, que, este ano, competiu pela primeira vez nos JAI e pratica a modalidade há sete, o esporte atende a todos os públicos e faixas etárias. “Conheço pessoas que começaram a atividade já com 40 e até 70 anos. Não há restrições, só precisa ter interesse pelo exercício e vontade de aprender”.
Nos dias atuais, existem inúmeros profissionais especialistas no treinamento de capoeira para crianças, atletas, terceira idade, dentre outros. Além das academias e centros esportivos da cidade, também há materiais didáticos que ensinam como começar a praticar o esporte.
(Foto: Divulgação)
Premiação
12 seleções femininas e 10 masculinas, disputaram a modalidade no Cristo Rei. As rodadas resultaram em dois campões: na 1ª. divisão venceu a equipe de Piracicaba (Feminino) e São José do Rio Preto (Masculino). Já na 2ª. divisão, quem venceu o feminino foi Guarujá e o masculino, Franca. As equipes de Marília iniciaram as partidas com dois atletas a menos, que estavam lesionados, e encerraram a competição em 7º lugar no feminino e 10º no masculino na 1ª. divisão.
Armas de fogo, celulares e dinheiro apreendidos em operação do Gaeco (Foto: Marília Notícia) A…
Lídia Hadassa de Lima foi morta em Júlio Mesquita (Foto: Redes Sociais) A Justiça concedeu…
Dois casos registrados pela Polícia Civil em Marília acendem um alerta sobre golpistas que se…
Manoel Messias Cândido foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília…
Um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante por envolvimento com drogas no Parque…
Entre os dias 22 e 30 de dezembro, a Secretaria Municipal da Educação realiza a…
This website uses cookies.