Política

Capitão Augusto vota a favor de lei que afrouxa combate à corrupção

O deputado federal Capitão Augusto (PL-SP), que inclui Marília como sua base eleitoral, votou favorável ao afrouxamento da lei que define e pune violações por improbidade administrativa. Entre os dez mais votados em Marília (que foram eleitos), sete foram favoráveis ao abrandamento.

O projeto foi aprovado na noite desta quarta-feira (16), por um placar de 408 votos a favor e 67 contra. Sob a justificativa de “proteger bons gestores”, a proposta restringe as possibilidades de punição a agentes públicos apenas a casos em que fica comprovada a intenção de cometer a ilegalidade.

Na prática, a mudança pode facilitar a vida dos políticos que praticam corrupção e atos que lesam os cofres públicos. Além de provar o dano ao erário, o Ministério Público terá que comprovar a intenção do acusado – o dolo político -, que resultou no prejuízo.

O interesse nas mudanças uniu tanto os parlamentares dos partidos de esquerda, como o PT, quanto os bolsonaristas do PSL e de outras legendas ligadas ao governo.

Entre os dez deputados mais votados pelos eleitores de Marília, sete se posicionaram a favor da alteração, entre eles Eduardo Bolsonaro (PSL), que recebeu 12.962 votos na cidade (11,6% do total) e o Capitão Augusto, prestigiado por 8.359 marilienses (7,48%).

Partido com representante na Câmara de Marília (Vânia Ramos), o Republicanos também votou em peso com o governo para que a mudança na Lei de Improbidade fosse aprovada.

Entre os eleitos da legenda que votaram a favor, destaque para Celso Russomano e Vinicius Carvalho, 5º e 7º colocados em votos na cidade, respectivamente, por 2.641 e 2.199 eleitores. Veja abaixo como votaram em Brasília (DF) os dez deputados federais que “mais representam” a população de Marília.

SIM
1º – Eduardo Bolsonaro (PSL – SP)
2º – Capitão Augusto (PL – SP)
5º – Celso Russomano (Republicanos – SP)
7º – Vinicius Carvalho (Republicanos – SP)
8º – Pastor Marcos Feliciano (Republicanos – SP)
9º – Tiririca (PL – SP)
10º – Geninho Zuliani (DEM – SP)

NÃO
3º – Joice Hasselmann (PSL – SP)
6º – Kim Kataguiri (DEM – SP)

ABSTENÇÃO
4º – Bruna Furlan (PSDB-SP)

REAÇÕES

Como divulgado ontem pelo Marília Notícia, integrantes do Ministério Público e de entidades ligadas ao combate à corrupção criticaram a proposta aprovada pelos deputados por ela afrouxar a punição para os casos de improbidade.

Os partidos Novo, Podemos e PSOL foram os únicos contra a votação. “Esse projeto corta, dilacera, mutila o espírito da proposta. Então, eu queria pedir a todos, a gente precisa dar um passo para trás para discutir decentemente e votar com consciência”, afirmou a deputada Adriana Ventura (Novo-SP).

Ao abrir a votação, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez um longo discurso em defesa do projeto alegando, principalmente, que o texto reforça a segurança jurídica para prefeitos, governadores e demais gestores públicos.

“Gestão pública no Brasil não é fácil. Vamos assegurar ao bom gestor a retaguarda para que ele possa ajudar o país na sua honrosa missão, sem estar vulnerável por conta de leis que são feitas para criar dúvidas e não para reforçar certezas”, disse Lira.

Para o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), uma das principais vozes divergentes no DEM, houve acórdão.

“Impressiona a aliança que foi feita entre o petismo e o bolsonarismo nesse retrocesso, tanto no combate à corrupção, como no combate à negligência na administração pública. O texto já começa excluindo todas as hipóteses de culpa grave”, alegou.

*A classificação é referente ao ranking dos deputados federais eleitos mais votados em Marília em 2018

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

1 hora ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

7 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

11 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

11 horas ago

This website uses cookies.