Marília

Caoim inicia nova turma com 70 alunos

Foto: Divulgação

O Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília) iniciou nesta semana as atividades do segundo semestre de 2016. Ao todo são 70 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.

Considerados acima do peso, os inscritos participam do programa para readequar a alimentação e adquirir novos hábitos, como o estímulo a atividade física. As famílias fazem o acompanhamento.

Cada aluno tem atividade de três horas uma vez por semana.O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médica, educadores físicos, psicóloga, nutricionista, enfermeira, cirurgiã dentista e fisioterapeutas.  Além disso, há o trabalho do pessoal da cozinha e limpeza.

Nas segundas-feiras participam os inscritos de sete e oito anos de idade; às terças, de nove e dez enquanto que nas quartas-feiras, de 11 aos 17 anos. Já nas quintas e sextas-feiras, há um trabalho nas escolas municipais envolvendo desde orientação alimentar até monitoramento dos obesos.

Segundo Luciana Pfeifer, cirurgiã dentista e coordenadora do Caoim, o objetivo do programa é ajudar na reeducação alimentar e novos hábitos saudáveis.

“É preciso  mudar a conduta para se ter a qualidade de vida. A família toda precisa estar envolvida já que grande parte da responsabilidade do aumento da obesidade infantil se deve aos pais, que compram os alimentos. Muitas vezes a alimentação é inadequada por falta de conhecimento. Preocupa também a forte publicidade estimulando o consumo de alimentos que engordam como lanches, refrigerantes e doces”, informou.

Durante o programa, as crianças e adolescentes participam de atividades físicas, recebem noções de reeducação alimentar e orientações psicológicas.

“O resultado tem sido excelente graças ao alto padrão da equipe multiprofissional. A parceria com a Secretaria Municipal da Educação tem sido excelente. O alimento precisa ser estritamente saudável para as pessoas, não podendo provocar qualquer prejuízo” comentou o secretário da Saúde, Hélio Benetti.

Pais elogiam a estrutura

Na atividade inaugural houve o comparecimento de grande número de crianças, adolescentes e pais. Luciana Asato elogiou a proposta de reeducação alimentar para a filha, Juliana, de oito anos. “Ela está acima do peso e tenho certeza que o programa será um sucesso”, comentou.

Epivânia Vieira, residente no Palmital,  acompanhou o filho Igor,  de 13 anos, e destacou o programa. “Vamos mudar o hábito de vida em nome da boa saúde”, afirmou.

José Eduardo da Silva, morador no Toffoli, disse que a boa educação será muito importante para o neto Gabriel, de oito anos. “Gostei muito da proposta. Visa a boa saúde mesmo”, destacou.

O Caoim está localizado na rua 9 de julho, nº  395. O telefone é 3454-6618.

Amanda Brandão

Recent Posts

MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3

Lance de partida anterior entre MAC e São Bernardo (Foto: Léo Carrara/MAC) O Marília Atlético…

53 minutos ago

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

2 horas ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

3 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

3 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

3 horas ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

3 horas ago

This website uses cookies.