Marília

Câncer de próstata é tema de ação no Terminal

Câncer de próstata é tema de ação no Terminal Urbano de Marília. (Foto: Divulgação)

Foi aberta na manhã desta sexta-feira (10), no Terminal Urbano, uma ação da Secretaria Municipal da Saúde de Marília para chamar a atenção para o câncer de próstata. A iniciativa transcorreu ao longo do dia, com abordagens à população masculina que transita pelo espaço.

O trabalho conta com a participação dos alunos do 5º ano do curso de Medicina da Unimar (Universidade de Marília), coordenação do Núcleo de Apoio à Comunidade da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e Lions Club Amigos Sem Fronteiras.

A abertura contou com as presenças do vice-prefeito Tato Ambrósio e da secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, além de representantes das instituições parcerias, servidores e transeuntes. A gestora classificou a ação desta sexta-feira é um trabalho “extramuro”, em relação ao acolhimento e informação que as unidades já fazem em sua rotina.

“Marília está entre os seletos municípios com suficiência de serviços para o diagnóstico precoce”, explica Kátia. A rede básica é formada por 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 37 equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família), onde é oferecida a consulta com clínico geral e o exame de sangue que detecta casos suspeitos, para posterior encaminhamento à Policlínica.

“O acompanhamento da saúde é fundamental para que, não apenas nesta, mas em outras doenças, possa haver diagnóstico precoce, redução de complicações e maiores chances de cura. A rede está aberta para cumprir exatamente esse papel. Queremos fazer um convite especial aos homens, para que cuidem da saúde e possam viver mais e melhor”, disse Kátia.

O vice-prefeito Tato Ambrósio lembrou que as questões de saúde em Marília têm sido tratadas com responsabilidade pelo Poder Público. Ele destacou que o município está fazendo a sua parte e avançando em várias áreas.

“A prevenção do câncer de próstata pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Então, estamos falando de algo muito sério. Um pai, um marido, um cidadão que não tem essa preocupação, faz muita falta para sua família e para a sociedade”, destacou Tato.

Sônia Custódio, do Núcleo de Apoio à Comunidade da Famema, frisou a importância das ações de saúde extrapolarem os postos, hospitais e unidades de serviços. A saúde feita mais próxima da população, segundo ela, tem maior eficácia em relação à educação.

Mais informações sobre o atendimento para prevenção ao câncer de próstata podem ser obtidas em uma das unidades do município de Marília, na Policlínica da zona oeste (serviço especializado) ou ainda pelo telefone 3402-6500, no setor de Saúde do Adulto.

Amanda Brandão

Recent Posts

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

2 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

4 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

4 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

4 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

5 horas ago

SIG flagra suspeito durante queima de fios de cobre perto de escola em Marília

Material era queimado para separação de metal, visando a venda (Foto: Divulgação/Polícia Civil) A Polícia…

5 horas ago

This website uses cookies.