Marília

Câncer de pele é o que mais interna pacientes em Marília

O câncer de pele é o tipo de neoplasia que mais leva pacientes a serem internados no hospitais localizados no município, de acordo com dados do Ministério da Saúde consultados pela reportagem do Marília Notícia.

Este ano, entre janeiro e outubro – último mês com dados disponíveis até o momento –  foram 174 internações em decorrência de câncer de pele. A maior parte das internações (75%) aconteceu na Santa Casa de Misericórdia.

Em seguida, o tipo de câncer que mais consta entre as internações locais é o de mama, com 139 casos. Na sequência aparece o câncer de cólon, com 137 ocorrências.

Entre as internações com câncer de pele em Marília este ano, três pacientes acabaram morrendo.

O total de internações registradas nos primeiros dez meses do ano, referentes a esse tipo de doença, custou mais de R$ 364 mil ao poder público.

Quase 90% dos internados com câncer de pele em Marília possuem mais de 50 anos. A maior faixa etária que concentra esses pacientes vai de 70 a 79 anos, com 31,1% dos casos locais.

Outro fato importante é que quase 92% desses homens ou mulheres são brancos. Já os pardos representam apenas 6,3%. Não consta nenhum negro internado com câncer de pele em Marília este ano.

Dezembro laranja

Desde 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença. Para se proteger, a população deve evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, procurar lugares com sombra, usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas, além de aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

3 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

3 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

4 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

4 horas ago

This website uses cookies.