Esportes

Campeonato Brasileiro: Diego Souza dá vitória ao Botafogo

O Botafogo derrotou o Corinthians por 1 a 0, neste domingo, no Engenhão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, e voltou a respirar na luta contra o rebaixamento. Diego Souza, ainda no primeiro tempo, marcou o gol da vitória.

Com o resultado, o time carioca chega aos 39 pontos, na 14ª colocação, quatro pontos acima da zona do rebaixamento. O Corinthians fica estagnado nos 50 pontos, na oitava posição, por ora dentro do G-8 e classificado para a fase preliminar da Copa Libertadores – o título do Flamengo no sábado abriu mais uma vaga na competição sul-americana.

O resultado interrompe a invencibilidade do técnico interino Dyego Coelho no Corinthians, que somava uma vitória e dois empates após a saída de Fábio Carille. O Botafogo se recupera da derrota na última rodada para o Athletico-PR.

Foi a 12ª vitória do Botafogo no Brasileirão, a nona como mandante. O Corinthians sofreu a sua oitava derrota, a sétima atuando como visitante.

Na 35ª rodada, o Corinthians recebe o lanterna e já rebaixado Avaí, quarta-feira, na Arena de Itaquera. No mesmo dia, o Botafogo vai à Arena Condá encarar a Chapecoense.

O JOGO – O Corinthians foi melhor no primeiro tempo, mas terminou em desvantagem. Adotando uma postura mais ofensiva em relação ao esquema tático dos tempos de Carille, tomou a iniciativa do jogo e, com posse de bola superior (69%), esteve mais próximo do gol que o Botafogo.

Na marcação, o time de Coelho optou por fazer uma marcação alta, já no campo de ataque, e fez com que o Botafogo tivesse dificuldades na saída de bola. No entanto, o time paulista esbarrou nas próprias limitações. Errou passes, finalizações e encontrou dificuldades na criação do último lance antes da conclusão a gol.

O Botafogo, que segurou a pressão inicial, abriu o placar na primeira investida ao ataque. Aos 18, Fernando cruzou da direita, Alex Santana ajeitou e Diego Souza chutou forte na saída de Cássio, marcando seu sétimo gol no Brasileirão.

Após o gol botafoguense o cenário do início da partida se repetiu. O Corinthians ficou com a bola, chegou mais ao ataque, mas falhou na finalização, a chamada “última bola”.

Aos 38, o Botafogo quase ampliou o placar. Após cobrança de escanteio, Marcelo Benevenuto, de cabeça, acertou o canto, mas Cássio fez ótima defesa.

A melhor chance corintiana na primeira etapa aconteceu nos acréscimos. Após cruzamento de Ramiro, Danilo Avelar dominou no peito, chutou e acertou a rede pelo lado de fora.

No segundo tempo, o Corinthians caiu. Perdeu força ofensiva e exagerou no jogo aéreo. Até os 20 minutos, não conseguiu criar chances reais de gols e o técnico Dyego Coelho optou por deixar o time mais ofensivo, com a entrada de Clayson na vaga de Júnior Urso.

O Botafogo adotou uma postura defensiva. Esperou o Corinthians em seu campo de defesa e deixou o jogo mais lento, sem pressa na troca de passes e nas reposições.

A alteração de Clayson não surtiu o efeito esperado. Mesmo com posse de bola, o Corinthians não teve forças para criar chances de assustar o Botafogo. Janderson e Mateus Vital também foram a campo, mas não resolveram.

Nos minutos finais, na base do desespero, o time de Itaquera se lançou ainda mais ao ataque, mas acabou deixando o Rio de Janeiro com a derrota.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 1 x 0 CORINTHIANS

BOTAFOGO – Gatito Fernández; Fernando, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Yuri (Lucas Barros); Cícero, João Paulo, Alex Santana e Igor Cássio (Luiz Fernando); Diego Souza (Vinícius) e Rhuan. Técnico: Alberto Valentim

CORINTHIANS – Cássio; Fagner, Manoel, Gil e Danilo Avelar; Gabriel (Janderson), Júnior Urso (Clayson), Ramiro e Pedrinho; Gustavo e Vagner Love (Mateus Vital). Técnico: Dyego Coelho.

GOL – Diego Souza, aos 18 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Diego Souza, Gatito Fernández, Fernando, Clayson, Fagner, João Paulo.

ÁRBITRO – André Luiz de Freitas Castro (GO).

RENDA – R$ 263.028,00.

PÚBLICO – 20.666 pagantes (22.548 no total).

LOCAL – Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

Agência Estado

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

6 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

6 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

10 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

11 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

11 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

11 horas ago

This website uses cookies.