Marília

Campanha soma 11 mil animais vacinados contra raiva

A campanha de Vacinação Antirrábica imunizou 11,3 mil animais, entre cães e gatos. (Foto: Divulgação)

A Campanha de Vacinação Antirrábica, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Divisão de Zoonoses, imunizou um total de 5.002 animais, entre cães e gatos, no último sábado (30), nas zonas leste e oeste da cidade.

O número só não foi maior, avaliam os coordenadores, em função da chuva que precipitou sobre Marília, principalmente, no período da tarde.

Os esforços das equipes já resultaram em 11,3 mil animais vacinados, desde o início da campanha. Nesta última etapa foram imunizados 4.411 cães e 591 gatos, sendo que a zona oeste, com 18 locais de imunização e mais populosa que a região leste, teve maior procura durante o dia.

Juntos, os postos de vacina do Jardim Bandeirantes (UBS), Teruel (Amor de Mãe) e Chico Mendes (UBS) dispensaram mais de 1,4 mil doses.

A chuva não impediu a esteticista Michele Alves de procurar um local de imunização. “Quem ama cuida e a vacinação faz parte do cuidado. É uma responsabilidade que todos devem ter com seus animais”, disse.

Centenas de profissionais trabalharam na campanha, incluindo alunos do curso de graduação de Veterinária da Unimar (Universidade de Marília). A próxima etapa, neste sábado (07), será na zona sul da cidade, onde serão montados 23 postos de vacinação.

Os animais são recebidos em frente a algumas unidades de saúde, escolas, praças, igrejas e outros locais estratégicos de grande circulação. Quem não conseguiu levar o cão ou gato aos postos das zonas leste e oeste devido à chuva, pode se deslocar a uma unidade nesta etapa e será atendido.

RAIVA MATA

A raiva é uma doença infecciosa transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. A doença ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.

Lupércio Garrido, veterinário responsável pelas ações de Educação em Saúde na Divisão de Zoonoses, lembra que o último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 17 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.

Confira os locais de vacinação na zona sul:

Zona sul será a próxima região. (Foto: Divulgação)

Amanda Brandão

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

10 horas ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

10 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

16 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

16 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

16 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

16 horas ago

This website uses cookies.