Marília

Campanha ‘Fique Sabendo’ faz mais de 1.400 testes

“Fique Sabendo” faz mais de 1.400 testes; Saúde encaminha 30 pessoas para tratamento. (Foto: Júlio César de Carlis)

A mobilização entre novembro e o início de dezembro, durante a Campanha “Fique Sabendo”, resultou em um total de 1.468 exames para detectar novos casos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Aids na cidade. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (20) pela Secretaria Municipal da Saúde. No total, 30 positivos foram identificados.

A enfermeira Alessandra Pereira, responsável pelo Programa Municipal de ISTs/Aids, afirma que a partir do diagnóstico, o mais importante é a inclusão na rede de atendimento. De acordo com a especificidade da doença, o tratamento pode ser feito nas próprias unidades de saúde ou no SAE (Serviço de Atendimento Especializado).

“O desconhecimento da infecção sexualmente transmissível é um problema muito grande. Além de não se tratar, a pessoa que está com o vírus pode transmitir para inúmeras outras. A informação e o acolhimento adequado são formas efetivas de controle. Já a prevenção, acontece com o sexo seguro, ou seja, o uso de preservativos”, destacou a enfermeira.

Entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro foram realizados 513 testes para HIV, a mesma quantia para sífilis, 221 para hepatite B e o mesmo número para o tipo C. Os exames foram feitos na rede de UBSs (Unidade Básicas de Saúde), USFs (Unidades Saúde da Família) e no SAE.

Duas amostras tiveram resultado positivo para HIV, 23 para sífilis, uma para Hepatite B e quatro para o tipo C. Todos os pacientes foram orientados sobre os procedimentos, para que tenham tratamento completo pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

PERFIL

Na distribuição por sexo, as mulheres foram mais receptivas à campanha. Do total de 513 pessoas que fizeram o teste para HIV, 292 são do sexo feminino. Os resultados apontam que os adultos entre 40 e 60 anos estão mais atentos: 201 estão nesta faixa etária.

Foram feitos 27 testes para pessoas até 19 anos e 90 exames em idosos (mais de 60). O subgrupo gestantes, considerado prioritário em função da transmissão vertical, teve 15 mulheres examinadas. Mais da metade das pessoas examinadas (234) fizeram o teste pela primeira vez.

SERVIÇO

O acompanhamento do SAE/CTA é mensal ou de acordo com a necessidade clínica do paciente. São oferecidos serviços de enfermagem, psicologia e médicos infectologistas, pediatra, ginecologista e dermatologista e assistente social. Os pacientes da unidade são atendidos de forma integral, com acesso a exames e retrovirais.

O SAE/CTA funciona na rua 7 de Setembro, 793. O telefone para mais informações é o (14) 3451-2939.

Amanda Brandão

Recent Posts

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

43 minutos ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

2 horas ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

2 horas ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

2 horas ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

2 horas ago

Juíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembro

A Justiça de Presidente Prudente - onde ocorrem os julgamentos do caso - decidiu adiar…

2 horas ago

This website uses cookies.