Marília

Vacinação contra gripe é prorrogada em Marília

A Secretaria Municipal da Saúde informou que, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada no município até o dia 31 de maio.

“Até esta sexta-feira (20), a cobertura vacinal do público-alvo está em 76,68% na rede pública municipal. No início da próxima semana, nós deveremos receber da Secretaria Estadual da Saúde – órgão responsável pelo repasse das vacinas ao município – mais lotes com doses para a imunização das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários”, comenta Hélio Benetti, secretário municipal da Saúde.

O público estimado para ser imunizado na cidade é de 53 mil pessoas. “Se considerarmos também as mais de 15 mil vacinas que foram aplicadas na rede privada, a meta mínima de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde já foi superada em nossa cidade”, frisa Benetti.

Apesar disso, a falta de vacinas contra a gripe H1N1 nas unidades de saúde, tem gerado muita reclamação entre os marilienses.

“A secretaria da Saúde daqui manda a gente telefonar no número 0800-115040. Mas quando a gente consegue falar na direção regional ninguém nem ouve. Mandam a gente ligar de volta no número 3402-6500, que é da saúde municipal. É uma zona”, conta a secretária Daniela Gilmendes.

“Vim duas vezes aqui (posto do JK) e disseram que não tem. Sempre a mesma história e não dão nem previsão de chegada”, contou o segurança Milton Barroso.

A Secretaria Municipal da Saúde disse que a definição dos critérios para quem deve ou não tomar a vacina é de responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde.

Podem ser vacinados bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade; idosos a partir dos 60 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias); indígenas, pessoas com doenças crônicas e os profissionais de saúde.

A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar.

Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Marília Notícia

Recent Posts

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

1 hora ago

MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3

Lance do empate entre São Bernardo e Marília (Foto: Lucas Daquino/MAC) O Marília Atlético Clube…

2 horas ago

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

7 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

7 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

7 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

8 horas ago

This website uses cookies.