Hemocentro está sem estoque de plaquetas devido ao avanço da dengue em Marília (Foto: Arquivo/MN)
O número de doadores no primeiro dia da Campanha Sangue Solidário, do Fundo Social de Marília, que segue até sexta-feira (14), foi considerado bom. As doações podem ser feitas no Hemocentro, na rua Lourival Freire, 240, Fragata, das 7h às 13h.
A presidente do Fundo Social de Marília, Paula Almeida, diz ter certeza do sucesso da campanha, nesse momento em que os estoques de sangue e plaquetas caíram demais pela diminuição de doadores e com o agravamento da dengue.
“Estamos pregando a mensagem de vida com a doação, tendo certeza do sucesso do objetivo”, disse Paula.
A diretora do Hemocentro de Marília, a médica hematologista Renata Baldissera Cardoso, afirmou que a campanha ocorre num momento muito importante para a saúde pública.
“Para reverter o quadro atual só doando mesmo. Viemos de um período de feriado, o índice de doadores cai muito. Ainda nesse período da epidemia de dengue, a necessidade da doação aumenta demais por causa das plaquetas”, explicou Renata.
A assistente social do Hemocentro, Dayane Galletti, confirmou que todos os tipos de sangue estão com estoque baixo, bem como o de plaquetas.
“Quem doa sangue, também faz doação de plaquetas, muito importantes nesse período da dengue. O estoque de plaquetas está praticamente zerado”, disse Dayane.
Podem doar sangue as pessoas entre 16 e 69 anos que estejam com boa saúde e com peso acima de 50 quilos. Para ser atendido, é necessário apresentar documento com foto. Para o dia da doação, recomenda-se que o doador não esteja em jejum e evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Não podem doar sangue quem teve Hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas expostas a doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, HIV, doenças associadas ao vírus HTLV I e II e doença de chagas.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.