Marília

Campanha contra a gripe segue até sexta em Marília

Marília continuará a imunizar apenas os grupos prioritários (Foto: Arquivo)

Termina nesta sexta-feira (9) em Marília a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe.

No último sábado (3) todas as unidades de saúde participaram de uma ação de intensificação da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento foi das 8h às 13h.

Com esse esforço adicional, 62.131 pessoas foram imunizadas na cidade, ou seja, cobertura vacinal de 82,38%; acima da média do Estado e do País.

Em todo o Estado de São Paulo, por determinação do Centro de Vigilância Epidemiológica, seguem sendo vacinados idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres que deram a luz a até 45 dias, gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos, professores, servidores do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.

Também podem se imunizar policiais Militares, Civis, Bombeiros, funcionários do Poupatempo, dos Correios, Defesa Civil, promotores, procuradores e defensores públicos. A inclusão destes profissionais foi feita no dia 12 de maio.

Já na semana passada, o Estado incluiu policiais federais, doadores de sangue e de medula, trabalhadores do Judiciário, profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe e demais funcionários das escolas do ensino Básico e Superior, servidores das creches e trabalhadores da limpeza urbana e coletadores de resíduos.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, afirma que a oferta de vacina na rede é suficiente para contemplar 100% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. “A campanha segue para a reta final com as unidades abastecidas, portanto alertamos mais uma vez, principalmente às pessoas mais vulneráveis que busquem a imunização”, disse.

Liberada ou não?

O Ministério da Saúde liberou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira (5) devido ao grande número de doses em estoque.

O Estado de São Paulo, porém, não vai aderir à medida e continuará a imunizar apenas os grupos prioritários. Estados e municípios têm autonomia para seguir ou não a orientação do ministério.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, “São Paulo tem mais de 44 milhões de habitantes e, portanto, uma eventual ampliação de públicos depende do envio de quantitativos extras”. No momento, o Estado dispõe de cerca de 3,6 milhões de doses.

A reportagem apurou que não foram enviadas para Marília doses suficientes para imunizar toda população. Por isso o município segue orientação do governo estadual.

Resultados

Além de ampla divulgação, abertura das unidades em dois sábados (13 de maio e 03 de junho) também está sendo realizada busca ativa pelas equipes de saúde do município. O resultado foi, por exemplo, a imunização de 100% das mulheres que tiveram parto a até 45 dias.

Por adesão e tradição, o segundo grupo com maior cobertura foi o de idosos, com 26.294 pessoas vacinadas (87,67%). A procura também foi ampla entre os trabalhadores da saúde, com a imunização de 8.295 pessoas (84,30%).

Já entre as crianças (59,06%) e gestantes (63,66%), mesmo com os apelos, a Secretaria Municipal de Saúde apurou os menores indicadores parciais.

Marília Notícia

Recent Posts

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

22 minutos ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

22 minutos ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

22 minutos ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

22 minutos ago

Juíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembro

A Justiça de Presidente Prudente - onde ocorrem os julgamentos do caso - decidiu adiar…

22 minutos ago

Campanha da PM Rodoviária entrega 880 fraldas geriátricas a lar de idosos em Marília

Entidade beneficiada foi a Casa do Caminho, que atende população idosa (Foto: Divulgação/PMSP) A campanha…

22 minutos ago

This website uses cookies.