Marília

Campanha contra Gripe é prorrogada em Marília

Cidade aplicou 49.448 doses; média na soma dos grupos prioritários atinge 67,41%.

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional Contra a Influenza. A população terá até o dia 15 de junho, para procurar uma unidade de saúde. Balanço divulgado na tarde desta quarta-feira (30) pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília indica que 49.448 doses da vacina já foram aplicadas na cidade, desde o início da mobilização.

Esse número corresponde a 67,41% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, mais as vacinas aplicadas em pessoas com doenças crônicas ou outras indicações médicas.

Com o feriado de amanhã e ponto facultativo na maior parte do país, na prática a campanha terminaria nesta quarta-feira, porém o órgão federal decidiu pela ampliação do período. Um dos motivos foi a queda na procura pela vacina, após as instabilidades no país e desabastecimento de combustíveis.

Em Marília, a paralisação dos caminhoneiros não teve nenhum impacto na distribuição de vacinas e insumos relacionados. As unidades de saúde do município seguem abastecidas, para imunizar a população dos grupos prioritários contra a Influenza.

BALANÇO

O relatório parcial, que considera o período entre 23 de abril e 29 de maio, aponta que a maior cobertura continua entre os idosos. Dos 29.992 estimados, 76,39% já estão vacinados (22.912 doses aplicadas). Entre as mulheres que deram à luz recentemente, 63,56% também já foram imunizadas (232).

A menor adesão está no grupo das crianças. Pais e responsáveis levaram apenas 46,63% para imunizar (o que representa 5.539 doses), ante a uma população estimada em 11.878 pessoas nessa faixa etária.

A rede de Marília imunizou 66,74% dos trabalhadores da saúde, 49,82% das gestantes e 77,32% dos profissionais de educação que são aguardados. Os percentuais de Marília estão próximos as médias do Estado de São Paulo.

Entre as pessoas que têm comorbidades, não há apuração percentual. O maior número de doses aplicadas refere às pessoas com doenças respiratórias (4.900). A segunda patologia é diabetes (1.824) e a terceira, cardiopatia (939).

QUEM PODE SER VACINADO

Devem ser imunizados idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de educação e mulheres que deram a luz a até 45 dias.

Também devem receber a vacina, mediante comprovação, pessoas com doenças crônicas. A declaração médica ou mesmo uma receita de medicamento, relacionada a doença relatada, tem validade como comprovante.

ACAMADOS

Moradores acamados, já cadastrados nas unidades de Saúde ou com solicitação recente pelos familiares, estão sendo atendidos conforme a possibilidade de deslocamento das equipes. Para solicitar o serviço, basta entrar em contato com a unidade de referência.

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”. A Secretaria Municipal da Saúde atende pelo (14) 3402-6500.

Amanda Brandão

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

5 horas ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

7 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

7 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

7 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

9 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

9 horas ago

This website uses cookies.