Marília

Campanha contra a Gripe está próxima a 50% do público-alvo

Campanha Contra a Gripe está próxima a 50% do público-alvo. (Foto: Júlio César de Carlis)

Balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília indica que 35.340 doses da vacina contra os vírus da gripe já foram aplicadas na cidade, desde o início da Campanha Nacional Contra a Influenza.

Esse número corresponde a 49,08% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, mais as vacinas aplicadas em pessoas com doenças crônicas ou outras indicações médicas.

No sábado (12) aconteceu a mobilização do “Dia D” na campanha, o que alavancou os resultados parciais. Porém é necessário que a população que ainda não procurou as unidades de saúde informe-se e busque o serviço o quanto antes.

“Agradecemos a população de Marília, que atendeu a este chamamento. Mas deixamos nosso alerta a quem tem indicação e ainda não está vacinado. A circulação dos vírus da gripe pode aumentar nas próximas semanas e, com isso, os riscos de complicações à saúde. A vacina está disponível, é rápida e não oferece nenhum risco”, disse a secretária municipal da Saúde, Kátia Santana.

QUEM PODE SER VACINADO

Devem ser imunizados idosos (acima de 60 anos), crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde, profissionais de educação e mulheres que deram à luz há até 45 dias.

Também devem receber a vacina, mediante comprovação, pessoas com doenças crônicas. A declaração médica ou mesmo uma receita de medicamento, relacionada a doença relatada, tem validade como comprovante.

(Foto: Júlio César de Carlis)

PARCIAIS

O balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que a maior cobertura continua entre os idosos. Dos 29.992 estimados, 60,74% já estão vacinados (18.216 doses aplicadas). Entre as mulheres que deram à luz recentemente, 47,95% também já foram imunizadas (175).

No grupo das crianças, os últimos dias foram de maior crescimento: de 18% para 30,97% (o que representa 3.679 doses), ante a um total esperado de 11.878 pessoas nessa faixa etária. As equipes têm intensificado a informação nas comunidades para elevar a adesão.

As unidades imunizaram 37,45% dos trabalhadores da saúde, 35,15% das gestantes e 53,55% dos profissionais de educação aguardados. Ações específicas nos locais de trabalho, com grande número de pessoas, estão sendo promovidas pela Saúde.

Entre os que têm comorbidades, o maior número de doses aplicadas refere às pessoas com doenças respiratórias (3.340). A segunda patologia é diabetes (1.257) e a terceira, cardiopatia (701).

CALENDÁRIO

A vacinação contra a gripe teve início, em todo o Brasil, no dia 23 de abril e a previsão é que seja encerrada em 1º de junho, portanto, em duas semanas. Não há previsão de prorrogação ou inclusão de outros grupos da população.

(Foto: Júlio César de Carlis)

Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

58 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.