Marília

Camarinha diz que gastou 60% menos que Daniel em campanha

Segundo mais votado nas eleições para prefeito de Marília este ano, Abelardo Camarinha (Podemos) afirma em sua prestação de contas final à Justiça Eleitoral que gastou R$ 541,7 mil em sua campanha.

Isso significa que as despesas do ex-prefeito e ex-deputado com o pleito ficaram quase 60% abaixo do que o candidato vencedor, Daniel Alonso (PSDB), declarou – mais de R$ 1,3 milhão.

O Marília Notícia divulgou nesta quarta-feira (16) detalhes sobre as receitas e despesas do tucano e demais candidatos ao Executivo municipal.

As contas de Camarinha, no entanto, ainda não estavam atualizadas naquela manhã no DivulgaCand, canal oficial da Justiça Eleitoral com informações públicas sobre as candidaturas. O prazo para prestar contas venceu na terça-feira (15).

Nesta quinta-feira (17) a documentação do político do Podemos já estava disponível. As informações mostram que cada um dos 35.006 votos obtidos por ele ‘custou’ R$ 15,4. Ainda cabe recurso, mas com o indeferimento da candidatura por inelegibilidade os votos dele devem ser anulados.

Vale destacar que o diretório municipal do Podemos declarou ter gasto R$ 387 mil – dos quais R$ 266 mil foram repassados a campanhas de candidatos, inclusive de Abelardo.

Ao todo a campanha dele declarou ter recebido R$ 541,9 mil em doações e repasses. O principal doador foi o próprio candidato, que desembolsou R$ 199,9 mil.

A informação é importante, já que o político em sua declaração de bens afirmou estar com as contas praticamente zeradas, com centenas de milhares de reais emprestados em dinheiro para sua esposa e sua irmã.

Como antecipado acima, boa parte dos recursos usados na campanha a prefeito de Camarinha veio do diretório municipal do Podemos, R$ 173,1 mil.

Sua esposa, Fabiana Camarinha, doou outros R$ 30 mil e o filho, deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB), doou R$ 25 mil.

Assessor da família e investigado por suposto cargo fantasma, Rafael Takamitsu doou R$ 20 mil. Esses foram os principais doadores da campanha de Abelardo.

Entre as despesas, a principal fatia foi para militância e mobilização de rua, R$ 219 mil. Em seguida, consta publicidade por adesivo (R$ 87,9 mil), publicidade com material impresso (R$ 75,8 mil), locação de veículos (R$ 52,5 mil) e impulsionamento de conteúdo (R$ 25 mil).

Também constam gastos consideráveis com combustíveis (R$ 21,7 mil), locação de imóveis (R$ 20,8 mil), produção de vinhetas e jingles (R$ 15 mil) e carros de som (R$ 9,8 mil).

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

4 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

9 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

13 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

13 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

13 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

13 horas ago

This website uses cookies.