Categories: Marília

Camarinha adia novamente inauguração da UPA

Prefeito Camarinha e vereador Samuel da Farmácia visitam prédio da UPA, que já apresenta infiltrações por falta de uso (Foto: Arquivo)

A Secretaria Municipal da Saúde informou que o Ministério da Saúde prorrogou nesta segunda-feira (22), o prazo para que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte entre em funcionamento.

A prorrogação se deve ao fato do Ministério Público Federal (MPF) em Marília ter feito uma advertência no último dia 26 de janeiro, recomendando ao prefeito Vinicius Camarinha (PSB) e ao secretário de Saúde do município, Danilo Bigeschi, para que tomassem as providências necessárias para a UPA começar a funcionar no máximo até amanhã (23 de fevereiro).

“Nós recebemos um documento do Ministério da Saúde estendendo o prazo para abertura e funcionamento da UPA em 120 dias, ou seja, até o dia 19 de junho. Estamos adotando todos os procedimentos para que ela fique pronta bem antes desta data”, informou Bigeschi.

O procedimento do MPF foi motivado por problemas relacionados ao funcionamento da unidade, como infiltrações no prédio e falta de pagamento dos serviços de vigilância. A data estipulada para que a UPA esteja em condições adequadas para atender à população era o limite de três meses dado após o recebimento da última parcela dos repasses (R$ 650 mil) do Ministério da Saúde ao município de Marília, em 23 de novembro de 2015.

As obras, que estavam paralisadas desde novembro de 2011, foram finalizadas em maio do ano passado, somente após diversas medidas adotadas pelo MPF, como a realização de reuniões com setores responsáveis e a empresa contratada.

Vale lembrar que a inauguração da unidade foi prometida pelo prefeito Vinicius em pelo menos três datas diferentes: agosto de 2014, dezembro de 2014, setembro de 2015. Nenhuma delas foi cumprida.

Terceirização

No último sábado (20), a Prefeitura de Marília publicou o Edital de Chamamento Público nº 01/2016, para a seleção de organização social, visando o contrato de gestão para o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços da UPA. O valor do contrato deve ultrapassar os R$ 18 milhões.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a UPA é considerado um mini-hospital, que tem a capacidade de atender uma população de cerca de 300 mil habitantes.  A nova unidade possui porte 3, com 20 leitos de observação e atende especialidades como pediatria, ortopedia, odontologia, clínica geral, entre outras.

A Unidade de Pronto Atendimento deverá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e pode resolver grande parte das urgências e emergências, como casos de pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame.

Marília Notícia

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

2 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

3 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

3 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

3 horas ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

3 horas ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

4 horas ago

This website uses cookies.