Marília e região

Câmara deve votar projeto de valorização dos agentes de saúde em fevereiro

Rogério Alexandre da Graça, vice-prefeito, Danilo da Saúde, Irineu dos Santos, prefeito Vinicius Camarinha e a secretária Paloma Libânio no lançamento do Ganha Tempo da Saúde (Foto: Wilson Ruiz)

Durante o lançamento do programa Ganha Tempo da Saúde/Zera Fila, agentes comunitários de saúde e de controle de endemias receberam a notícia de que estão sendo atendidas demandas antigas das categorias. Projeto de lei que trata da atualização da remuneração destes profissionais foi protocolado nesta semana na Câmara e está em tramitação para a análise e votação dos vereadores, o que deve ocorrer na primeira sessão ordinária do ano, em 3 de fevereiro.

Além do encaminhamento do projeto, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) autorizou o pagamento do 14º salário retroativo e a convocação de 22 agentes habilitados para assumirem as funções, além de estudos para futuras contratações. Atualmente, Marília conta com 239 agentes comunitários de saúde e 109 de controle de endemias.

Irineu Gomes dos Santos, presidente do sindicato estadual que representa os trabalhadores, elogiou a atuação do prefeito, assim como do presidente do Legislativo, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), que, segundo ele, sempre defendeu as pautas destas categorias profissionais. “Foram oito anos sem agenda com o governo anterior e o Vinicius já nos atendeu. Em menos de 25 dias de governo já obtivemos muitas conquistas e agradeço ao prefeito, ao Danilo, que sempre nos ajudou, e a todos os vereadores por mais essa melhoria”.

Irineu Gomes dos Santos, prefeito Vinicius Camarinha, secretária Paloma Libanio e o presidente da Câmara, Danilo Bigeschi, em anúncios para os agentes (Foto: Wilson Ruiz)

O presidente do Legislativo também elogiou o trabalho dos servidores e ressaltou que essas melhorias salariais promovem a valorização. “É importante ressaltar que é um programa federal, com incentivos financeiros para funcionários da Saúde, uma cessão para fins salariais, que não traz ônus para os cofres do município. A legislação determina que o rendimento deles não pode ser inferior a dois salários mínimos. Essa atualização da remuneração traz mais valorização para aqueles que trabalham diretamente com a população.”

O projeto de lei foi apresentado pelo Executivo em caráter de urgência e atende o que determina a Emenda Constitucional 120/2022, que trata da política remuneratória e a valorização dos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias. Além dos rendimentos, os profissionais têm direito, em razão dos riscos inerentes às funções, à aposentadoria especial e ao adicional de insalubridade. A partir da aprovação do projeto, o salário dos profissionais passa a ser de R$ 3.036,00.

Marília Notícia

Recent Posts

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…

15 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

15 horas ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

15 horas ago

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

15 horas ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

15 horas ago

Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos

Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…

15 horas ago

This website uses cookies.