Marília e região

Câmara deve votar projeto de valorização dos agentes de saúde em fevereiro

Rogério Alexandre da Graça, vice-prefeito, Danilo da Saúde, Irineu dos Santos, prefeito Vinicius Camarinha e a secretária Paloma Libânio no lançamento do Ganha Tempo da Saúde (Foto: Wilson Ruiz)

Durante o lançamento do programa Ganha Tempo da Saúde/Zera Fila, agentes comunitários de saúde e de controle de endemias receberam a notícia de que estão sendo atendidas demandas antigas das categorias. Projeto de lei que trata da atualização da remuneração destes profissionais foi protocolado nesta semana na Câmara e está em tramitação para a análise e votação dos vereadores, o que deve ocorrer na primeira sessão ordinária do ano, em 3 de fevereiro.

Além do encaminhamento do projeto, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) autorizou o pagamento do 14º salário retroativo e a convocação de 22 agentes habilitados para assumirem as funções, além de estudos para futuras contratações. Atualmente, Marília conta com 239 agentes comunitários de saúde e 109 de controle de endemias.

Irineu Gomes dos Santos, presidente do sindicato estadual que representa os trabalhadores, elogiou a atuação do prefeito, assim como do presidente do Legislativo, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), que, segundo ele, sempre defendeu as pautas destas categorias profissionais. “Foram oito anos sem agenda com o governo anterior e o Vinicius já nos atendeu. Em menos de 25 dias de governo já obtivemos muitas conquistas e agradeço ao prefeito, ao Danilo, que sempre nos ajudou, e a todos os vereadores por mais essa melhoria”.

Irineu Gomes dos Santos, prefeito Vinicius Camarinha, secretária Paloma Libanio e o presidente da Câmara, Danilo Bigeschi, em anúncios para os agentes (Foto: Wilson Ruiz)

O presidente do Legislativo também elogiou o trabalho dos servidores e ressaltou que essas melhorias salariais promovem a valorização. “É importante ressaltar que é um programa federal, com incentivos financeiros para funcionários da Saúde, uma cessão para fins salariais, que não traz ônus para os cofres do município. A legislação determina que o rendimento deles não pode ser inferior a dois salários mínimos. Essa atualização da remuneração traz mais valorização para aqueles que trabalham diretamente com a população.”

O projeto de lei foi apresentado pelo Executivo em caráter de urgência e atende o que determina a Emenda Constitucional 120/2022, que trata da política remuneratória e a valorização dos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias. Além dos rendimentos, os profissionais têm direito, em razão dos riscos inerentes às funções, à aposentadoria especial e ao adicional de insalubridade. A partir da aprovação do projeto, o salário dos profissionais passa a ser de R$ 3.036,00.

Marília Notícia

Recent Posts

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

1 hora ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

1 hora ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

1 hora ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

1 hora ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

1 hora ago

Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas

Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…

1 hora ago

This website uses cookies.