A Câmara Municipal de Salvador aprovou na quarta-feira, 11, um projeto de lei que proíbe a realização de “eventos profanos” na Quarta-Feira de Cinzas. Se sancionada pelo prefeito ACM Neto (DEM), a medida dará fim ao tradicional arrastão, que ocorre há 24 anos na capital baiana.
De autoria do vereador Henrique Carballal (PV), o projeto tem justificativa religiosa: guardar o dia que dá início à Quaresma. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o vereador argumentou que, apesar de ser um Estado laico, o Brasil “reconhece a religião da maioria, que é a cristã católica”. “O carnaval [o feriado, na terça-feira] seria o dia para extravasar para que, no dia seguinte, você entrasse no período da Quaresma. Ou seja, se o carnaval invade a Quarta-Feira de Cinzas, o próprio sentido da festa é descaracterizado”, defende.
O projeto especifica que será proibido qualquer evento festivo em locais públicos entre 5h e 23h59 da Quarta-Feira de Cinzas. Há uma ressalva para eventos realizados em espaços fechados, que estão permitidos, seja de iniciativa pública ou privada.
De acordo com ACM Neto, o aspecto religioso não será considerado para análise da pauta. No entanto, ele prefere não antecipar qual decisão irá tomar. “Esse argumento de que tem problema religioso é conversa, nunca houve problema. Eu, como católico praticante, não considero esse aspecto do projeto”, afirma o prefeito. “Vou submeter o texto a uma análise da Procuradoria do Município, como faço com todos os projetos. Ele vai ser analisado à luz dos princípios jurídicos e quanto ao mérito.”
ACM Neto ressaltou a extensão do carnaval de Salvador, que dura 10 dias no total, devido às festas que precedem o período oficial. Para ele, esse tempo já é suficiente para diversão dos foliões.
O arrastão da Quarta-Feira de Cinzas foi criado por Carlinhos Brown em 1995. Desde então, acontece anualmente da Ondina até a Barra, sentido contrário do circuito, e sem cordas. Além de Brown, já puxaram trios na festa cantores como Léo Santana, Ivete Sangalo e Daniela Mercury.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.