Marília

Câmara aprova limite de 35% para empréstimos consignados

A Câmara de Marília aprovou durante a sessão ordinária na noite desta segunda-feira (15) o veto total do Projeto de Lei Complementar que alterava o índice de atualização monetária de todos os parcelamentos ainda em vigor firmados entre os usuários e o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem).

Os vereadores também aprovaram o limite de 35% para o desconto de empréstimos consignados na folha de pagamento dos servidores e o acréscimo do adicional de 1/3 ao vencimento inicial do cargo de diretor de escola municipal.

O único voto contrário ao veto do Projeto de Lei Complementar 13/2022 foi do vereador Junior Féfin (União), que era autor do projeto, que permitiria variar os cálculos entre o IPCA e Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), prevalecendo o que fosse mais vantajoso para o consumidor. O veto do prefeito Daniel Alonso (PSDB) foi acatado pela maioria da Câmara.

A matéria 81/2022 modifica a Lei 5.888/2004 e autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com instituições financeiras para a concessão de empréstimos consignados aos servidores públicos municipais, passando o limite do desconto para 35%.

Segundo a justificativa do projeto, a proposta é fruto de requerimentos feitos por vereadores e solicitações do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais (Sindimmar). Foi lembrado que neste ano já havia sido alterada a quantidade de parcelas dos contratos de empréstimos consignados, de 96 para 120 meses, em março deste ano.

Os parlamentares aprovaram a proposta do vereador Marcos Rezende (PSD), para que fosse instituído o colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiência não visível. O objetivo seria evitar indagações, explicações e constrangimentos.

A vereadora Vânia Ramos (Republicanos) pediu para que fosse retirado da ordem do dia o Projeto de Lei 51/2022, sobre a divulgação da Central de Atendimento à Mulher, para que fosse melhor estudado e retornasse em oportunidade futura. A parlamentar também apresentou o Projeto de Lei 55/2022, instituindo o “Dia do Obreiro Evangélico”, que entra no calendário municipal de Marília no terceiro domingo do mês de agosto.

EXTRAORDINÁRIA

Durante a sessão extraordinária, o plenário aprovou o Projeto de Lei Complementar 22/2022, visando à integração do adicional de 1/3 ao vencimento inicial do cargo de diretor de escola municipal. Com a mudança, os salários passam de R$ 4.493,20 para R$ 5.990,93.

Alcyr Netto

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

1 hora ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

7 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

10 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

10 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

11 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

11 horas ago

This website uses cookies.