Regional

Câmara aprova Comissão Processante contra vereador

A Câmara Municipal de Bauru (distante 110 quilômetros de Marília) aprovou, nesta segunda-feira (6), durante sessão ordinária, a instauração de uma Comissão Processante (CP) contra o vereador licenciado Luiz Carlos Bastazini (PTB).

O parlamentar e mais cinco investigados foram presos no último dia 29 em uma operação da Polícia Civil, que apura corrupção, cooptação de eleitores e “rachadinha” no gabinete de Bastazini.

Na última sexta-feira (3), o primeiro suplente na chapa do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Milton Cesar de Souza Sardin, o Miltinho Sardin, tomou posse do cargo de vereador, em razão da licença não remunerada do parlamentar licenciado, pelo período de 3 de dezembro a 3 de fevereiro de 2022. Luiz está cumprindo prisão temporária.

O grupo que conduzirá o processo de CP será presido pelo vereador Junior Rodrigues (PSD). Os trabalhos serão relatados por Eduardo Borgo (PSL), e Guilherme Berriel (MDB) é o terceiro integrante do colegiado.

Os membros foram definidos a partir de sorteio, como estabelece o Decreto-Lei 201/1967 – que rege também o rito para a condução das atividades da CP. A primeira reunião do grupo ocorre nesta quarta-feira (8), às 14h.

A comissão tem até cinco dias para notificar e remeter cópia da denúncia e documentos acessórios ao denunciado. Depois disso, o acusado terá até dez dias para apresentar defesa prévia, por escrito, indicar provas que pretende produzir e arrolar até dez testemunhas.

Só assim, a CP poderá emitir parecer opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia. No segundo caso, a decisão deverá ser tomada pelo plenário.

Caso o processo tenha continuidade, o presidente do colegiado determinará atos, diligências e audiências que se fizerem necessárias para os depoimentos dos denunciados e inquirição das testemunhas.

Ao final, a comissão se manifestará pela cassação ou não do mandato do vereador licenciado. A decisão final, entretanto, cabe ao plenário, a partir de maioria qualificada (12 votos).

DENÚNCIA

Por 15 votos a zero, os vereadores acolheram a denúncia apresentada pelo munícipe Matias Geraldo Muniz, que pediu a instauração de procedimento na forma da lei de Comissão Processante (CP), para apurar o crime de lavagem de dinheiro e extorsão que Luiz Carlos Bastazini teria cometido.

Além disso, o denunciante também pediu, em emenda ao pedido inicial, o pedido de abertura de Comissão Processante (CP) para apurar possíveis crimes de corrupção, cooptação de eleitores e “rachadinhas”, fundamentando seu pedido na Lei Federal n.º 12.846/2013 e artigo 11º da Lei Orgânica do Município de Bauru.

COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar também instaurou procedimento para apurar a conduta do vereador licenciado.

A presidente do colegiado, Estela Almagro (PT), protocolou um requerimento no dia 30 de novembro, em que pede a instauração de um procedimento dentro do colegiado que preside, para a apuração da conduta do vereador licenciado Luiz Carlos Bastazini.

Estela também requereu à presidência da Câmara o acesso ao processo que está sob segredo de Justiça e que o colegiado tenha acesso ao inquérito policial que investiga o parlamentar.

Nesta instância, a apuração se restringe às ações praticadas por parlamentares.

Daniela Casale

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

2 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

2 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

2 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

2 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

2 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

2 horas ago

This website uses cookies.