Brasil e Mundo

Cafeína é perigosa antes do exercício se tiver baixo condicionamento físico

Protocolo da pesquisa durou dois anos (Foto: Divulgação)

 

Um estudo publicado pela Unesp de Marília e Presidente Prudente com colaboração da Oxford Brookes University (Londres Inglaterra) na revista da Lituânia Medicina mostrou que a cafeína pode ser perigosa antes do exercício em indivíduos com baixos níveis de condicionamento físico.

Casos de mortes súbitas devido a problemas no coração em sujeitos jovens durante esforço físico têm ocorrido de maneira preocupante nos últimos anos, o que motivou a pesquisa.

Os dados foram coletados entre 2015 e 2016, a versão final do artigo foi publicada em junho deste ano. Foram analisados 32 indivíduos saudáveis, não fumantes, adultos e do sexo masculino divididos em dois grupos: (1) Alto condicionamento físico e (2) Baixo condicionamento físico.

“Os voluntários foram submetidos a dois protocolos de exercício moderado. Em um dia os indivíduos ingeriram cápsulas de placebo (amido, 300 mg) e em outro dia eles administraram cápsulas idênticas compostas por cafeína (300 mg, valores próximos a 3-4 xícaras de café) sem saber a composição de cada cápsula, de modo que houve um intervalo de 48 horas entre os dois dias e a ordem dos protocolos foi randomizada (estudo cego, placebo e randomizado)”, explicou Vitor Engrácia Valenti, professor doutor responsável pela pesquisa.

O protocolo de exercício físico na esteira consistiu de 15 minutos de repouso, 30 minutos de exercício, seguido de 60 minutos de repouso em recuperação.

As variáveis analisadas foram frequência respiratória, pressão arterial sistólica e diastólica e variabilidade da frequência cardíaca, um método reconhecido para analisar a influência do sistema nervoso autônomo sobre o ritmo cardíaco.

No grupo formado pelos voluntários com maior condicionamento físico, não houve efeito da cafeína. Entretanto, no grupo formado por indivíduos com menor condicionamento físico, a cafeína desacelerou a recuperação dos índices da variabilidade da frequência cardíaca (controle parassimpático do ritmo cardíaco) após a realização do exercício.

“Se pensar naquela pessoa que prática algum esporte apenas em fim de semana, o que já é um fator de risco, a cafeína potencializa ainda mais”, alertou o pesquisador.

Os resultados indicam que a cafeína pode aumentar os riscos de complicação cardiovascular após o exercício, se administrada antes do esforço, em pessoas com menor nível de condicionamento físico.

Os pesquisadores alertam para o uso da cafeína em indivíduos com doenças cardiovasculares, metabólicas e com fator de risco, que optam por usar compostos formados por cafeína sem orientação da equipe médica.

Daniela Casale

Recent Posts

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

8 minutos ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

9 minutos ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

18 minutos ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

21 minutos ago

Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029

Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…

1 hora ago

Vídeo: com mega estrutura de lazer, Bild entrega oficialmente o Villá

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

1 hora ago

This website uses cookies.