Marília

Cacam é alvo de processo administrativo e entidade reclama de atraso nos repasses

Cacam fica na rua Vidal de Negreiros, 367, no bairro Canaã (Foto: Divulgação)

A Corregedoria Geral do Município publicou na edição do Diário Oficial do Município de Marília (Domm) desta quinta-feira (23) a instauração de um processo administrativo punitivo contra o Centro de Apoio à Criança e Adolescente de Marília (Cacam) por supostas irregularidades encontradas na unidade. O presidente da entidade, Hederaldo Benetti, por outro lado, reclama de atraso nos repasses municipais e aponta para a superlotação no atendimento.

De acordo com a corregedora geral do Município, Valquíria Galo Febrônio Alves, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou visitas ao Cacam nos dias 25 de maio de do ano passado e 2 de fevereiro deste ano para averiguar a situação do local. Na sequência, membros do conselho estiveram em reuniões na Promotoria da Infância e Juventude e na Vara da Infância e Juventude, onde foram abordadas as condições da instituição.

Apesar de apontar que teriam sido constatadas irregularidades no Cacam, a Corregedoria não especificou ou detalhou os problemas apontados pelo CMDCA na instauração do processo.

Segundo as informações publicadas no Domm, o Conselho Tutelar remeteu à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social cópia de ata de reunião ordinária, na qual constaria as irregularidades identificadas no Cacam. Contudo, o documento não foi tornado público.

Ao Marília Notícia, o presidente do Cacam, Hederaldo Benetti, afirma que a entidade acolhe de forma assistencial crianças de zero a 12 anos e sofre com superlotação e atraso de repasses por parte da Prefeitura.

“O Cacam recebe uma subvenção mensal de R$ 60 mil, que é depositada só depois do dia 15 e serve para pagar a equipe de funcionários, além da manutenção do espaço. As emendas estaduais e municipais chegam com 40 dias de atraso”, alega ao Marília Notícia.

Com mais de 30 anos de atuação em Marília, a entidade tem capacidade para atender até 20 crianças, mas atualmente o cenário é de superlotação com mais de 40 atendidos.

Outra situação seria que o Cacam passa ainda por problemas estruturais e assistenciais, com aumento dos custos com farmácia e na manutenção de todas as atividades que envolvem o desenvolvimento físico, emocional, intelectual, psicológico, social, familiar e psicomotor das crianças.

“Temos ajuda da iniciativa privada e de outras campanhas, mas a Prefeitura cobra da gente um atendimento maior, só que não quer aumentar os repasses e comete atrasos todo mês. Isto desestabiliza a gente. Atendemos todas nossas crianças com excelência, dento do nosso alcance. Hoje à tarde tenho uma reunião no Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para buscar soluções”, pontua Benetti.

As crianças e adolescentes atendidas no Cacam são encaminhadas pelo Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude, como medida protetiva por diferentes fatores, como abandono pelos pais ou responsáveis; ausência dos pais por doença; dependência química; ausência por reclusão; pais ou responsáveis com transtorno mental; crianças órfãos, devido à morte dos pais; vítimas de violência doméstica ou submetidos à exploração sexual, entre outras negligências.

A entidade tem sede localizada na rua Vidal de Negreiros, 367, no bairro Canaã, na região leste da cidade. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que emitirá uma nota sobre o assunto nas próximas horas. O MN aguarda publicação para atualização do texto.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

22 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

22 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

22 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

22 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.