Brasil e Mundo

Brasileiros começam 2019 mais endividados e inadimplentes, diz CNC

Os brasileiros começaram o ano mais endividados, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 5, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O porcentual de famílias brasileiras com algum tipo de dívida subiu de 59,8% em dezembro de 2018 para 60,1% em janeiro de 2019, apontou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

No entanto, o resultado foi inferior ao patamar de endividados de 61,3% registrado em janeiro do ano passado.

O total de inadimplentes teve ligeiro aumento de dezembro para janeiro, passando de 22,8% em dezembro para 22,9% em janeiro. O resultado, porém, também ficou aquém do nível de inadimplência de janeiro de 2018, quando 25,0% das famílias tinham dívidas ou contas em atraso.

O volume de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas – e que, portanto, continuariam inadimplentes – passou de 9,5% em janeiro de 2018 para 9,1% em janeiro deste ano Em dezembro de 2018 esse porcentual era de 9,2%.

“A queda na comparação anual indica que persistem o ritmo lento de recuperação do consumo e a cautela das famílias na contratação de novos empréstimos e financiamentos”, avaliou a economista Marianne Hanson, da CNC, em nota oficial.

Segundo a CNC, a alta no endividamento em relação a dezembro do ano passado não compromete a expectativa de retomada da economia

“As taxas de juros em patamares mais baixos também constituem um fator favorável a esse resultado. As famílias brasileiras também se mostraram mais otimistas em relação à sua capacidade de pagamento, e o percentual de famílias que disseram não ter condições de pagar suas contas em atraso também recuou”, justificou Marianne Hanson.

O cartão de crédito foi mencionado como a principal fonte de dívidas dos brasileiros (78,4%), seguido por carnês (14,0%) e financiamento de carro (9,7%).

Amanda Brandão

Recent Posts

Educação entrega kits escolares para 4,3 mil alunos da rede municipal em Tupã

Materiais foram organizados por etapa de ensino e incluem itens para professores (Foto: Divulgação) A…

1 hora ago

Xadrez de Marília conquista 2º lugar na Liga do Enxadrista em Ourinhos

Torneio reuniu 103 participantes e contou com disputas em nível nacional (Foto: Divulgação) A equipe…

1 hora ago

Clube de Cinema de Marília exibe filmes e transmite o Oscar neste fim de semana

Timothée Chalamet em Marty Supreme (Foto: Divulgação) O Clube de Cinema de Marília (CCM) promove…

1 hora ago

Prefeitura comunica o início da entrega do material escolar aos alunos da rede municipal

Distribuição é realizada pela Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília informa…

1 hora ago

Marília recebe van do Governo do Estado para transporte de pacientes

Veículo foi entregue durante cerimônia realizada em Itu (Foto: Divulgação) O município de Marília recebeu…

1 hora ago

Marília recebe espetáculo infantil gratuito ‘A Cigarra e a Formiga’ em abril

Montagem é livremente inspirada na fábula de Esopo (Foto: Divulgação) O Teatro Municipal Waldir Silveira…

1 hora ago

This website uses cookies.