Esportes

Brasil recebe melhor avaliação na disputa para ser sede da Copa feminina de 2027

Após a retirada da candidatura de EUA e México para sediar a Copa do Mundo feminina de 2027, o Brasil ganhou mais uma boa notícia na corrida para ser o escolhido para receber a competição, em disputa contra a candidatura conjunta de Bélgica, Alemanha e Holanda.

Em relatório publicado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) na noite de terça-feira (7) no qual avalia os principais aspectos levados em consideração para decidir a sede do mundial das mulheres, como estádios, acomodação e centro de mídia, o Brasil alcançou nota 4, de uma escala de 0 a 5, enquanto a candidatura conjunta europeia recebeu 3,7.

Os dez estádios indicados pela candidatura brasileira, que foram reformados há dez anos para receber partidas da Copa de 2014, tiveram nota 3,7. Os 13 estádios dos países europeus -entre os quais a Johan Cruyff Arena, do Ajax, em Amsterdã, e o BVB Stadion, do Borussia Dortmund- ganharam 3,4.

Os estádios tiveram o maior peso entre os critérios avaliados (35% da nota final). Em seguida vêm o apelo comercial da competição na região, com 30% de peso. O Brasil foi avaliado com a nota 4,5, enquanto os europeus receberam 4. Campos de treinamento para jogadoras e árbitros, acomodações para os torcedores e centros de mídia também foram considerados.

A decisão da sede da Copa do Mundo feminina de 2027 acontece no próximo dia 17, na Tailândia, durante o Congresso Anual da Fifa. A cerimônia tem previsão de início às 9h no horário de Bangkok, 23h do dia 16 no Brasil.

“A candidatura do Brasil oferece bons estádios, geralmente configurados para os maiores torneios internacionais de futebol, tendo sediado a Copa do Mundo de 2014. Também apresenta uma forte posição comercial, com uma combinação de potencial de receita competitiva e eficiências claras de custo”, diz o relatório.

Ainda de acordo com as considerações da Fifa em relação à candidatura brasileira, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o governo brasileiro demonstraram apoio à candidatura e comprometimento em sediar o evento, “o que é especialmente importante, considerando que certos investimentos em infraestrutura e serviços seriam necessários para garantir o sucesso do torneio.”

Segundo os cálculos preliminares preparados pela candidatura brasileira, podendo contar com as estruturas preparadas para a Copa realizada no Brasil dez anos atrás, os gastos para receber a competição devem ser relativamente modestos. Os custos devem ser relacionados principalmente a instalações temporárias nos estádios, somando cerca de R$ 65 milhões. Já a receita projetada pela venda de ingressos, hospedagem e patrocínios é da ordem de quase R$ 500 milhões.

“O país tem promovido um trabalho importante de desenvolvimento do futebol feminino desde 2015, mas ainda tem muita coisa a melhorar e a Copa do Mundo, com a presença de grandes atletas e equipes, pode acelerar esse processo”, afirmou Valesca Araújo, responsável pelo planejamento de infraestrutura e operações da candidatura brasileira, em entrevista à Folha em março.

POR LUCAS BOMBANA

Folhapress

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.