O Ministério da Saúde informou neste domingo (5) que o Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, 16 casos foram confirmados, sendo 14 em São Paulo e 2 no Paraná.
Os dados foram consolidados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS), a partir de registros enviados pelos estados. São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 178 investigações em andamento.
Ao todo, 13 estados registraram ocorrências: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Bahia e Espírito Santo descartaram casos suspeitos, enquanto o Ceará notificou o primeiro caso recentemente.
MORTES E DISTRIBUIÇÃO DE ANTÍDOTO
O país contabiliza 15 mortes relacionadas ao consumo de metanol, sendo duas confirmadas em São Paulo. As demais estão sob investigação — sete também em São Paulo, três em Pernambuco, uma no Mato Grosso do Sul, uma na Paraíba e uma no Ceará.
Para conter o avanço dos casos, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol. Nesta primeira etapa, foram enviadas 580 ampolas para cinco estados:
Pernambuco: 240
Paraná: 100
Bahia: 90
Distrito Federal: 90
Mato Grosso do Sul: 60
Os medicamentos fazem parte de um lote de 4,3 mil ampolas distribuídas aos estoques do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com hospitais universitários federais e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
SINTOMAS E ORIENTAÇÕES
A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave, pois a substância é metabolizada em produtos tóxicos, como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar cegueira ou morte.
Os principais sintomas incluem visão turva ou perda total da visão, náuseas, vômitos e dores abdominais, fraqueza e sudorese intensa.
Em caso de suspeita, o Ministério orienta procurar atendimento médico imediato e entrar em contato com os serviços de emergência: Disque-Intoxicação (Anvisa): 0800 722 6001
O Centro de Controle de Intoxicações de SP (CCI) atende pelos fones (11) 5012-5311 e 0800 771 3733
Também é importante alertar pessoas que tenham consumido a mesma bebida, para que busquem avaliação médica urgente. A demora no atendimento aumenta o risco de morte.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou,…
O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o Brasil tem grande…
Uma ferramenta de comunicação elaborada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ajudará agentes públicos e…
Toyota Corolla seguia no sentido do interior à capital (Foto: Mais Tupã) Uma motorista ficou…
Comércio deve receber grande movimentação de clientes em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) O comércio…
Funcionários da empresa terceirizada GF foram recebidos na Secretaria Municipal da Educação (Foto: Divulgação) A…
This website uses cookies.