Esportes

Brasil derrota Itália pela Liga das Nações de vôlei

A seleção brasileira conheceu, nesta quinta-feira, sua primeira derrota na Liga das Nações em Rimini, região da Emilia-Romagna, na Itália. Errando muito e sem conseguir encaixar o bloqueio, perdeu para a poderosa França, futura seleção do técnico Bernardinho, por 3 a 0, parciais de 39/37, 25/18 e 30/28. Perder em sets corridos custou a liderança do torneio. Os franceses subiram para 11 pontos e os brasileiros permaneceram com nove.

Foi um jogo bem disputado em Rimini, no qual o técnico Carlos Schwanke, substituto de Renan Dal Zotto, se recuperando da covid-19, pôde rodar todo o elenco em preparação para a Olimpíada de Tóquio. Apenas no segundo set o jogo brasileiro não encaixou, numa parcial na qual não conseguiu encaixar um bloqueio sequer.

Depois de três vitórias seguidas, o Brasil perdeu seu aproveitamento de 100% com uma derrota por placar inesperado. Apesar da força rival, queria vencer ao menos dois sets pela liderança. Agora, buscará a reabilitação nesta sexta-feira, diante do Japão. Encerra a fase de classificação no sábado, diante da Sérvia.

O primeiro set deu mostras de quão fortes são Brasil e França, com a disputa terminando apenas em 39/37 para os europeus. A seleção brasileira teve oito set points e não aproveitou. Os franceses fecharam em sua oitava chance, com erro de Flávio no ataque.

O equilíbrio do primeiro set, contudo, não se refletiu na segunda parcial. O Brasil até largou com 4 a 2, mas cometendo muitos erros e não conseguindo encontrar os franceses no bloqueio, chegou à primeira parada técnica perdendo por 8 a 5 e por 16 a 12 na segunda.

O técnico Carlos Schwanke mexia no time para tentar tranquilizar seus jogadores e recolocar o time no jogo. Nem nos desafios o Brasil deu sorte. Foram dois pedidos perdidos com apenas 16 pontos somados pelos franceses. Bruninho e Wallace “ganharam” um descanso em parcial dura de ser virada.

Sem conseguir parar o oposto Patry, gigante na partida, a França não encontrou dificuldades para abrir 2 a 0 ao fechar o set em 25/18. A seleção não conseguiu um único bloqueio na parcial, o que custou caro. Para não perder a liderança da Liga das Nações, o Brasil precisava vencer ao menos os dois próximos sets, já que a França estava um ponto atrás na classificação justamente por ter vencido um jogo no tiebraker (soma só dois pontos).

A terceira etapa começou logo com os franceses abrindo vantagem. O Brasil estava perdido e foi para a parada atrás com 8 a 5. Os franceses dominaram grande parte do set, até o Brasil reagir e empatar em 19 a 19 após somar três pontos seguidos.

Quando era hora de o Brasil pressionar, uma virada de Patry e um pisão na linha de Alan voltaram a colocar a vantagem da França em dois pontos. Nada de os comandados de Schwanke desistirem. Douglas Souza buscou o 21 a 21. Trocas de pontos até 28 a 27 e, no quinto match point, o árbitro dar bola dentro dos franceses. O Brasil protestou e ele revisou o lance, confirmado a bola fora No sexto match point, contudo, deu França, com 30 a 28.

Bernardinho conhece rivais

Se preparando para assumir o forte time francês após a Olimpíada de Tóquio, quando Laurent Tillie se despedirá, o brasileiro Bernardinho conheceu nesta quinta-feira quais serão seus primeiros adversários.

Ele inicia sua passagem pelo time francês no Campeonato Europeu, a partir do dia 1° de setembro. No sorteio da tabela, a França caiu na chave D, ao lado da Estônia, que sediará o grupo, Alemanha, Letônia, Eslováquia e Croácia.

Os quatro melhores de cada um dos quatro grupos se classificam à fase final do Europeu, que ocorrerá em Katowice, na Polônia. A França de Bernardinho é a favorita do chave e deve avançar sem sustos. O acordo do treinador brasileiro com os franceses vai até os Jogos Olímpicos de 2024.

Agência Estado

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

4 horas ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

8 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

8 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

8 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

9 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

9 horas ago

This website uses cookies.