+ Notícias

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos intensificou o plano de manejo das árvores instaladas no meio-fio das alamedas do Bosque Municipal de Marília. Segundo a pasta, a ação ocorre neste mês para garantir a segurança dos visitantes e favorecer a regeneração da vegetação nativa da Mata Atlântica no principal espaço ecológico da cidade.

De acordo com a pasta, equipes identificaram árvores nativas e exóticas de grande porte com o estado fitossanitário comprometido, como exemplares infestados por cupins, troncos ocos e indivíduos já secos. Todas apresentavam risco iminente de queda em áreas de grande circulação diária de pessoas. A pasta afirma que as remoções são necessárias para prevenir acidentes e permitir o desenvolvimento seguro de novas espécies, reforçando o equilíbrio ambiental do bosque.

O secretário adjunto do Meio Ambiente, Rodrigo Más, afirmou que o trabalho leva em conta o aumento da visitação durante as férias escolares. “Quero destacar que esse plano de manejo tem como foco a sazonalidade em referência às férias escolares das crianças. Os meses de dezembro e janeiro recebem um volume muito grande de visitantes, com muitas crianças acompanhadas dos pais, e por isso estamos atentos a essas questões”, declarou.

O monitoramento climático também orienta a execução das atividades. Más lembrou que fenômenos recentes, como ventos intensos e chuvas volumosas, afetaram a arborização urbana em diversas cidades. “Observamos que a Secretaria do Meio Ambiente está alinhada com o monitoramento de eventos extremos, como mudanças climáticas. Sabemos que os últimos ventos fortes e grandes precipitações impactaram demais a arborização de Marília, e não só aqui, mas em várias outras cidades. A arborização urbana é muito afetada nesses fenômenos naturais, e por isso estamos de olho nessa questão e realizando o corte das árvores comprometidas”, afirmou.

Para a pasta, remoções são necessárias para prevenir acidentes (Foto: Divulgação)

A pasta informou ainda que o trabalho ocorre em integração com órgãos de proteção ambiental. Embora o município tenha autonomia legal para executar as remoções, as equipes mantêm contato direto com as bases da Polícia Ambiental localizadas dentro do próprio bosque. Segundo a Secretaria, essa articulação busca assegurar transparência e responsabilidade nas intervenções.

O plano de manejo integra um conjunto de ações da administração municipal voltadas à conservação do patrimônio ambiental, à segurança dos frequentadores e ao fortalecimento da arborização urbana com base em critérios técnicos e preventivos.

Marília Notícia

Recent Posts

Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Apesar da saída dos ambulantes, dezenas de boxes permanecem em área ferroviária reintegrada à Rumo…

26 minutos ago

Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

42 minutos ago

Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais

Carnaval 2026 do Yara Clube promete ser um dos mais marcantes de sua história (Foto:…

45 minutos ago

Homem invade garagem, tenta furtar carro, mas é flagrado e acaba preso

Um homem de 37 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

52 minutos ago

Articulação política viabiliza modelo cívico-militar em Marília

Dani Alonso junto ao governador Tarcísio e ao esposo Capitão Augusto (Foto: Divulgação) Pais de…

1 hora ago

Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista

Prefeitura destinou uma área de 17.459,64 metros quadrados para construção (Foto: Divulgação) A Prefeitura de…

2 horas ago

This website uses cookies.