Em Marília, lideranças do Partido Liberal (PL), legenda que deve receber no próximo dia 22 a filiação do presidente Jair Bolsonaro, ainda não comentam a chegada do político que ocupa o cargo público mais expressivo na República. Nos bastidores, porém, há nítido constrangimento.
Em âmbito nacional a legenda faz parte do chamado ‘centrão’, grupo de partidos que orbita qualquer governo – independente se de esquerda ou direita – com grande apetite por cargos, principalmente em ministérios com polpudos orçamentos. Em troca, oferece apoio político no Legislativo.
A história recente do partido em Marília está associada à segunda eleição do prefeito Daniel Alonso (PSDB) que, ainda no começo do primeiro mandato, viu na legenda – comandada regionalmente pelo deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) – uma oportunidade de se cacifar eleitoralmente.
Através de uma costura política, o partido saiu do controle de aliados do ex-prefeito Abelardo Camarinha (Podemos) e virou base de apoio a Alonso.
Em 2018, foi pelo partido que a empresária Daniele Alonso concorreu à uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo Paulo, fato que deve ocorrer novamente no próximo pleito.
Na reta final da corrida à Prefeitura, o PL abrigou o candidato a vice de Daniel, Cícero do Ceasa (com formação política no PT e passagem pelo PV), além de vereadores pró-reeleição e candidatos competitivos.
Foram eleitos pela legenda para a Câmara, a professora Daniela Alves e o ex-bancário Júnior Moraes, popular Júnior da Batista.
O partido também recebeu filiações de lideranças como o secretário municipal da Cultura, André Gomes, que embora seja identificado com grupos mais à esquerda, apoiou a reeleição de Alonso, em defesa do fim da dinastia Camarinha na Prefeitura.
O Marília Notícia fez contato com todas as lideranças da legenda na cidade, incluindo os dois vereadores, o vice-prefeito e a empresária, coordenadora do PL Mulher. Porém, ainda não recebeu nenhuma manifestação sobre a chegada de Bolsonaro ao partido.
Nos bastidores, não é descartada a possibilidade do diretório municipal perder membros na cidade, caso a filiação de Bolsonaro se confirme.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.