+ Notícias

Biblioteca da Câmara abre exposição de Sebastião Leme a partir do dia 24

Exposição sobre fotógrafo mariliense Sebastião Leme pode ser conferida a partir do dia 24 na Biblioteca da Câmara (Foto: Câmara de Marília)

A Biblioteca da Câmara de Marília recebe, a partir desta segunda-feira (24), a exposição “Sebastião Leme: O Fotógrafo que Desafiou o Tempo”, que conta com uma coleção de fotografias de Sebastião Carvalho Leme (1918-2007) que destacam a relevância artística e pioneirismo do fotógrafo. 

A exposição, com entrada gratuita e classificação indicativa livre, estará disponível para visitação como uma programação do aniversário de Marília, celebrado no dia 4 de abril, quando o município completa 96 anos de emancipação político-administrativa. Com curadoria de Carlos Ebert, as imagens passaram por um minucioso processo de digitalização e restauro para chegarem ao público. Entre os destaques, registros inéditos de marcos históricos do Brasil, como os bastidores do filme Caiçara (1950), rodado em Ilhabela (SP), que marcou a estreia da atriz Eliane Lage no cinema nacional.

Outra série emblemática revela a construção de Brasília (DF), com cenas raras dos edifícios em obras, discursos históricos de Juscelino Kubitschek e o cotidiano dos candangos que ergueram a nova capital. Para Ebert, a mostra reafirma a importância de Leme no cenário fotográfico. “Na era pré-digital, artistas de fora dos grandes centros tinham dificuldade em alcançar o grande público. Sebastião Leme rompeu essa barreira com talento e ousadia. Foi fotógrafo de cena de Caiçara e inventou um sistema pioneiro de fotografia 360 graus, chegando à TV de maior audiência da época. Essa exposição posiciona definitivamente sua obra no panorama global da fotografia. Missão cumprida”, afirma.

A exposição também celebra a preservação do legado do fotógrafo. Segundo Brunno Alexandre, diretor do projeto de digitalização da obra, levar a mostra para a Biblioteca da Câmara de Marília tem um significado especial. “Hoje, grande parte dos negativos e itens do acervo de Sebastião Leme estão sob a guarda da Câmara de Marília e esta exposição reforça a importância desse material e da relevância em mantê-lo em pesquisa. Conseguimos trabalhar com uma pequena parte do acervo, mas ainda há muito a ser feito”, destaca.

O público pode conferir a exposição até 23 de abril, nos dias e horário de funcionamento da Biblioteca da Câmara, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A biblioteca fica localizada na avenida Carlos Gomes, 213, no Centro de Marília, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 2105-2004.

Marília Notícia

Recent Posts

Mulher é encontrada morta em residência; caso chama atenção para morte desassistida

Uma mulher de 58 anos foi encontrada morta dentro da casa onde morava, na rua…

26 minutos ago

Ano letivo começa em escola com nove furtos nas férias e em unidade cívico-militar

Escola estadual Abel Augusto Fragata registrou nove furtos durante recesso escolar (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)…

34 minutos ago

Prefeitura confirma exoneração de secretário Cesar Fiala nesta terça-feira

Secretário de Administração, Cesar Fiala, que deverá ser exonerado amanhã (Foto: Marília Notícia) A Prefeitura…

43 minutos ago

Justiça nega absolvição e manda ao júri mulher que matou ex-companheiro violento

Diego tinha 29 anos, quando foi morto (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília negou o…

1 hora ago

Marília que cresce: como o planejamento urbano influencia a qualidade de vida na cidade

Planejamento urbano é o ponto de equilíbrio desse processo (Foto: Divulgação) Marília inicia 2026 em…

1 hora ago

Turismo e lazer têm pacote de R$ 16,8 milhões em orçamento extra

Projetos incluem mirante e propõem transformar a região em complexo turístico (Foto: Arquivo/Marília Notícia) A…

2 horas ago

This website uses cookies.