Pequena Olívia foi acolhida por profissionais da atenção básica e encaminhada para o HMI. (Foto: Divulgação)
Atendimento atípico surpreendeu e mobilizou profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) JK, no início da tarde desta quarta-feira (30). Um bebê nasceu poucos minutos após a chegada da mãe à unidade para uma consulta marcada com o ginecologista. A criança e a mãe foram transferidas para o Hospital Materno Infantil e passam bem.
A paciente de 37 anos, que já tem três filhos e fez pré-natal na UBS JK, chegou relatando dores que teriam começado nas últimas horas e se intensificado. Ela foi acolhida e encaminhada para exame.
A equipe de saúde constatou que o trabalho de parto já havia começado e poderia não haver tempo para chegar ao hospital. Taís de Moura Leati, enfermeira assistencial no JK, relata que acionou prontamente o médico ginecologista Wilson Wamashiro.
“Ele (médico) estava iniciando o horário de atendimento aqui em nossa unidade e, diante da urgência, parou a consulta imediatamente. Da chegada da mãe até o nascimento do bebê, foram cerca de 20 minutos. Pra nós foi um susto, seguido de emoção e alegria por ter dado tudo certo”, relatou.
Com ação coordenada, toda a equipe de saúde trabalhou no acolhimento, acionamento do Samu e realização do parto.
“Todo mundo sabe que uma UBS não tem os mesmos recursos de uma maternidade, mas numa hora como essa, não temos opções. Graças a Deus e à destreza do médico e da equipe, tudo correu bem”, contou a enfermeira.
Olívia nasceu com 38 semanas e 5 dias (conforme estimativa do ginecologista). Ela estava na presença do pai e em poucos minutos já conheceu os três irmãos que acompanharam os pais na UBS.
A mãe permaneceu o tempo todo consciente, orientada e já ofereceu o peito para a primeira mamada do bebê. Cerca de cinco minutos após o parto, o Samu chegou à unidade básica e levou a criança e a mulher para o Hospital Materno Infantil.
Responsável pelo território da UBS JK, a apoiadora da Atenção Básica Valéria Castro, comentou a dificuldade de um atendimento tão atípico. “Não faz parte da rotina. Por mais que seja um atendimento de saúde, exige competências e recursos específicos. Mesmo assim, nosso pessoal não olhou as dificuldades e fez o que era preciso”, disse.
O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, parabenizou a equipe. “De forma profissional e muito ágil, essa equipe fez exatamente o que esperávamos de cada um. Estamos felizes, agradecidos e muito emocionados. Desejamos felicidades a esta família e que esse padrão de empenho e carinho com o paciente seja modelo para todas as nossas unidades”, disse o secretário.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em visita a Marília (Foto: Divulgação) Marília participou do mutirão…
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador orienta trabalhadores (Foto: Divulgação) Marília registrou queda de…
Resultado garantiu uma medalha de bronze inédita para o município (Foto: Christian Cabrini) A equipe…
Via havia sido interditada durante a madrugada em razão de uma erosão no pavimento (Foto:…
Bolsas são destinadas às atividades do Projeto Amor de Criança (Foto: Divulgação) A Universidade de…
A região recebe no próximo fim de semana a 6ª edição do Motocross Cidade de…
This website uses cookies.