Marília

Baixo estoque coloca o Hemocentro em alerta

Baixo estoque coloca o Hemocentro em alerta.

O Hemocentro está em alerta pelos baixos estoques de sangue neste início de ano.

Os tipos A negativo, B negativo e AB negativo são os que mais preocupam a equipe de captação de doadores de sangue.

O objetivo da equipe é manter a estabilidade dos estoques sanguíneos e evitar o cancelamento ou adiamento de cirurgias.

“Estamos no limite. Se continuar nesse ritmo entraremos em situação emergencial. A preocupação é com relação ao período do Carnaval, daqui a um mês, quando a queda nas doações acontece mesmo, principalmente pelas viagens e restrições devido ao uso de bebidas alcoólicas. Nosso alerta é porque estamos com poucos doadores diários. O ideal seria 60 por dia, estamos com média de 40, mas ontem, por exemplo, recebemos apenas 32 doadores”, ressalta a assistente social do Hemocentro, Dayane Galletti.

O quadro mais preocupante no estoque de sangue do Hemocentro é o tipo AB negativo que conta com apenas duas bolsas. Entre os tipos com estoques insuficientes também estão o A negativo e o B negativo.

A equipe de captação do Hemocentro mantém contato permanente com os doadores, principalmente com os de tipo de sangue com baixos estoques. E vai além, pede para que o doador traga outro.

Pode ser alguém da família, do trabalho ou do círculo de amigos, que já seja doador ou não, que possa doar pela primeira vez.

“Pedimos ao doador que atenda ao nosso chamado. Estamos ligando para os doadores cadastrados que são de Marília e das cidades da região. Também estamos propondo parcerias com empresas, escolas e faculdades. Nestas parcerias oferecemos todo o material de divulgação e vamos até o local ministrar palestras com orientações aos doadores”, enfatiza Dayane Galletti.

No período das férias as doações não têm acompanhado a demanda. A necessidade de renovação do sangue é permanente. A urgência maior é quanto aos tipos negativos. O desequilíbrio entre oferta e demanda preocupa o Hemocentro.

A maior preocupação da equipe de captação está na manutenção dos estoques estratégicos de sangue. As demandas de bolsas de sangue estão altas e as doações abaixo dos níveis considerados satisfatórios.

Para atender as demandas hospitalares de Marília e mais 102 municípios com população total de 2 milhões de habitantes, são necessários 60 doadores, em média, por dia.

Como doar

Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica.

O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.

Marília Notícia

Recent Posts

Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…

1 hora ago

PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…

1 hora ago

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

1 hora ago

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…

1 hora ago

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

2 horas ago

Avenida Yusaburo Sasazaki passa por manutenção para melhorar tráfego em Marília

Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…

2 horas ago

This website uses cookies.