Imunizantes contra a gripe serão disponibilizados para todos os públicos em Marília (Foto: Divulgação)
O prazo para a vacinação contra a Influenza (gripe) termina oficialmente nesta sexta-feira (24), depois de ter sido prorrogado em 21 dias pelo Ministério da Saúde. Mesmo com a extensão do prazo, a adesão segue baixa. Em Marília, apenas 43,4% do público-alvo foi vacinado até o momento. Com isso, a Prefeitura de Marília abre para livre demanda a partir desta quarta-feira (22), ou seja, para todas as faixas etárias e públicos.
Inicialmente, o público-alvo era de crianças entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, idosos e professores. Ao todo, 75.468 pessoas fazem parte, mas apenas 32.751 se imunizaram, totalizando 43,4%.
Além das 32.751 pessoas dos grupos específicos, 4.404 buscaram a imunização no município – como caminhoneiros, portadores de comorbidades, pessoas com deficiências -, subindo o número de imunizados contra a gripe para 37.119.
O grupo com menor adesão continua sendo o das puérperas, com apenas 17,4% das mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias vacinadas. Entre as gestantes de Marília, apenas 22,9% se vacinaram.
As crianças totalizaram 29,1% do público-alvo e professores 32%. O grupo dos trabalhadores da Saúde registrou adesão de apenas 27,6%. O único que passou da metade da expectativa foi o dos idosos, com 53,7%.
Com a baixa procura pelos públicos específicos da campanha, a Secretaria Municipal da Saúde – em reunião nesta terça-feira (21) – decidiu estender a imunização contra a Influenza para o restante da população. A vacinação será por livre demanda. Todos que procurarem as unidades de saúde serão vacinados, enquanto durarem os estoques. Em Marília, as vacinas estão disponíveis em todos os postos.
O objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível futura pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o Governo Federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e Distrito Federal.
A vacina da Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina é eficaz contra H1N1, H3N2 e o tipo B.
No caso das crianças de seis meses a menores de cinco anos que já receberam ao menos uma dose da vacina da Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.