O programa de robótica educacional já faz parte da rotina de mais de 10 mil estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em Marília. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação, utiliza metodologias ativas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à abordagem Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Steam) e à cultura maker.
De acordo com a pasta, as atividades estimulam habilidades tecnológicas, socioemocionais e cognitivas, além de favorecer a interdisciplinaridade com disciplinas como matemática, língua portuguesa, história, geografia e ciências.
Professores relatam avanços significativos no aprendizado e no comportamento dos alunos. “As crianças se envolvem de um jeito diferente. Gera curiosidade, os olhos deles brilham”, afirmou a docente Renata Garcia, da Emef Professor Célio Corradi.
Na Emef Professora Sofia Teixeira Barbosa, a professora Maria Isabel destacou melhorias na concentração e no raciocínio lógico. “Foi notável o progresso de todos e o desenvolvimento de habilidades como cooperação, colaboração, respeito, autonomia e liderança”, disse.
A professora Lígia Aukar, da Emef Professora Nicácia Garcia Gil, também observou avanços comportamentais. “No início havia impaciência e conflitos. Mas com o apoio das orientadoras e um bom trabalho de mediação, os alunos passaram a trabalhar melhor em grupo, com mais foco, persistência e harmonia”, afirmou.
Segundo o orientador educacional Leonardo Ferrari, a robótica educacional vai além da montagem e da programação. “Ela promove a consciência ecológica e valores como colaboração e respeito. Trata-se de uma formação que prepara mentes para o futuro digital e para uma vida plena”, declarou.
A secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, ressaltou que o programa reforça o protagonismo dos alunos. “É por meio de planejamento intencional e mediação que se desenvolvem as inúmeras habilidades que o programa de tecnologia educacional permite explorar”, afirmou.
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) destacou a inovação como parte dos investimentos da administração na área da Educação. “Temos feito vários investimentos, como a aquisição de materiais escolares, a melhoria do cardápio da merenda, a compra de uniformes, a contratação de novos cuidadores e a ampliação das vagas em creches, sempre com o objetivo de garantir um ensino de qualidade”, disse.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.