Marília e região

Atendimento conjunto entre Procon e Cejusc é prorrogado até 14 de março

Atendimento no Procon de Marília (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília e o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) prorrogaram até sexta-feira (14) as atividades da unidade itinerante, que está atendendo a população desde o dia 18 de fevereiro, no Procon, na avenida das Indústrias, 294, ao lado do Ganha Tempo, no Centro da cidade.

Foram 106 consultas em 12 dias úteis, com ajuizamento de oito sessões de conciliação e mediação, que acontecerão nos meses de março e abril.

A diretora do Procon, Valquíria Galo Febrônio Alves, afirmou que a procura tem sido muito boa, inclusive por empresas. Como grande parte dos interessados não leva a documentação necessária, foi preciso dar um prazo maior.

“Quando o caso não tem resolutividade no Procon, há o encaminhamento para o Cejusc. Inicialmente, o órgão de defesa do consumidor envia uma petição ao fornecedor e depois é marcada uma audiência conciliatória entre as partes”, afirmou Valquíria.

De acordo com a diretora do Procon, quando a audiência é infrutífera, ou seja, quando o fornecedor não quer cumprir com a obrigação dele, o caso é remetido ao Cejusc, para que ele ingresse judicialmente com a conciliatória ou com a própria demanda junto ao Poder Judiciário.

“Na unidade, a população poderá resolver as suas questões de forma ágil e amigável, sendo que os acordos são homologados pelo juiz coordenador do Cejusc, gerando um título executivo judicial, isto é, em caso de eventual descumprimento, a parte poderá já pedir cumprimento e execução desse acordo”, explicou Valquíria.

Cejusc itinerante seguirá até o dia 14 no Procon de Marília (Foto: Divulgação)

Segundo Juliana Raquel Nunes, responsável pelo Cejusc em Marília, com funcionamento na Universidade de Marília (Unimar), o órgão atua na solução amigável de conflitos por meio de mediação e conciliação.

“Fazendo esse acordo com o Centro Judiciário, a pessoa já tem um título executivo em mãos. Se a outra parte não cumprir, é só procurar o Judiciário e executar. O Cejusc é um braço do Tribunal de Justiça funcionando há 11 anos em Marília. Esse trabalho facilita o acesso da população ao Poder Judiciário”, afirmou Juliana Raquel Nunes.

Uma novidade é que funcionários do Procon de Marília farão o curso de mediação e conciliação do Tribunal de Justiça. Os formados poderão atuar como conciliadores, prestando auxílio a qualquer cidadão, na tentativa de solução de um problema.

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) esteve recentemente na unidade do Cejusc e destacou a parceria com a Prefeitura, por meio do Procon.

“A população será a grande beneficiada, com retaguarda nas questões jurídicas pelo Tribunal de Justiça, tudo de acordo com a lei”, disse Vinicius.

Entre as demandas que são ajuizadas no Cejusc estão casos de divórcio, reconhecimento/dissolução de união estável, partilha de bens, pensão alimentícia, guarda e visitas; acidente de trânsito, direito de vizinhança, negociação de dívidas, contratos de compra e venda, bancários e de prestação de serviços; aluguéis e direito do consumidor.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Produção científica leva Unimar ao topo de participação no principal congresso jurídico

Evento reuniu pesquisadores de diferentes regiões do país (Foto: Divulgação) A Universidade de Marília (Unimar)…

4 horas ago

Marília garante R$ 1 milhão em nova emenda para ampliar investimentos na saúde

Gestão destaca reformas concluídas, novas unidades em construção e reforço de verbas federais (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Administração de Pompeia reforça transparência em balanço anual

Em uma live, prefeito Diogo Ceschim e sua equipe anunciaram o pagamento integral do 13º…

4 horas ago

Mutirão recolhe três caminhões de inservíveis de distritos de Tupã

Ação do “Tupã Mais Limpa” passou por Universo e Parnaso e segue neste sábado em…

4 horas ago

Dani Alonso é homenageada ‘Personalidade que faz a Diferença’

Momento de reconhecimento da deputada (Foto: Divulgação) A Fundação Brasileira de Marketing contemplou a deputada…

4 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

4 horas ago

This website uses cookies.