O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que nesta segunda-feira, 12, o ataque às urnas e à democracia, como tem sido visto no Brasil, é um fenômeno observado no mundo todo. Segundo ele, a cartilha autoritária envolve a utilização em massa das redes sociais, “subvertida para fake news e discursos de ódio”, e ataques à mídia tradicional, às instituições e, em especial, ao Judiciário e aos seus membros. Moraes discursou na diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ministro observou que “grupos extremistas, antidemocráticos” pretendem desacreditar a democracia atacando seus instrumentos, como o sistema eleitoral – seja o voto impresso ou eletrônico. “A partir do ataque pretendem substituir o voto popular por um regime de exceção, por uma ditadura”, destacou.
Moraes disse que a Justiça Eleitoral se preparou para lidar com esses ataques e avaliou que houve “eficácia” no combate a eles, como a ampliação dos mecanismos de confiabilidade do sistema eleitoral, do acesso às etapas do calendário eleitora e o convite a observadores nacionais e internacionais.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.