Marília e região

Assistência confirma retomada do programa Mãe Mariliense

Projeto entregou enxoval a gestantes durante o primeiro governo de Vinicius (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania confirmou que o governo Vinicius Camarinha (PSDB) avalia retomar o programa Mãe Mariliense, política social que integrou o primeiro mandato do prefeito entre 2013 e 2016.

A iniciativa está prevista nas Diretrizes do Plano de Governo 2025–2028, documento já distribuído a todas as secretarias. Segundo a pasta, o modelo em discussão prevê cuidados pré, intra e pós-parto, com entrega de kits contendo itens básicos para recém-nascidos.

O benefício deve ser destinado às gestantes que concluírem o acompanhamento de pré-natal na rede pública. Na primeira versão do programa, durante a gestão anterior de Camarinha, os kits eram distribuídos às mães atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A informação foi apresentada pela secretaria em resposta a requerimento da vereadora Fabiana Camarinha (Podemos), que pediu esclarecimentos sobre a existência do programa federal “Bolsa Maternidade”.

A parlamentar afirmou ter sido procurada por gestantes que buscavam informações sobre o benefício e sobre a possibilidade de retomada de iniciativas municipais voltadas ao enxoval.

Na manifestação enviada ao Legislativo, a Secretaria informou que não há, atualmente, programa federal ativo com esse nome que disponibilize kits de enxoval de forma universal.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social mantém o Auxílio Natalidade, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que pode ser regulamentado por estados e municípios e prevê repasse financeiro ou entrega de enxoval conforme disponibilidade local.

O documento também cita que o Distrito Federal opera, com recursos próprios, um programa denominado “Bolsa Maternidade”, que oferece kit e auxílio financeiro a gestantes em situação de vulnerabilidade.

No caso de Marília, a pasta confirmou que a retomada do Mãe Mariliense está entre as ações planejadas pelo atual governo. A iniciativa depende da disponibilidade de recursos para aquisição dos itens que compõem o enxoval.

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…

2 horas ago

PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…

2 horas ago

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

2 horas ago

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…

2 horas ago

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

3 horas ago

Avenida Yusaburo Sasazaki passa por manutenção para melhorar tráfego em Marília

Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…

3 horas ago

This website uses cookies.