A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta quarta-feira que Néstor Pitana apitará a final da Copa Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, marcada para o dia 27 de novembro, às 17 horas (de Brasília), no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O argentino de 46 anos será auxiliado pelos compatriotas Juan Belatti e Gabriel Chade.
Julio Bascuñán, do Chile, será o responsável por comandar o VAR (árbitro de vídeo) na decisão entre os últimos dois vencedores do torneio continental. Na cabine também estarão German Delfino, da Argentina, Alexander Guzmán, da Colômbia, e Leodán González, do Uruguai.
Experiente, Néstor Pitana é árbitro Fifa desde 2010 e foi o dono do apito da decisão da última Copa do Mundo, realizada na Rússia, em 2018, que terminou com vitória da França sobre a Croácia. O juiz apitou outros quatro jogos daquele torneio – em 2014, comandou quatro partidas do Mundial disputado no Brasil. Já na atual competição sul-americana, foi o árbitro principal em seis partidas.
Uma preocupação para a torcida do Palmeiras, no entanto, é que o time não tem boas lembranças na Libertadores com o árbitro em campo. Néstor Pitana estava no gramado nas eliminações do clube alviverde paulista nas quedas para Barcelona-EQU e Grêmio, nas edições de 2017 e 2019, respectivamente.
O Flamengo, por outro lado, costuma ter boas lembranças com o argentino no apito. No bi da Libertadores, em 2019, ele comandou quatro jogos do time rubro-negro: vitórias sobre San José (fase de grupos) e Emelec (oitavas de final), além do empate com Grêmio (semifinal) e derrota para a LDU (fase de grupos).
Apesar disso, Néstor Pitana esteve em campo no revés por 2 a 0 diante do Cruzeiro, nas oitavas da Libertadores de 2018 – os cariocas foram eliminados no jogo de volta, após ganhar por 1 a 0. O triunfo contra o Emelec, na fase de grupos de 2014, foi outro confronto apitado pelo veterano.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.