Categories: Brasil e Mundo

Apreciação de contas de Dilma deve ficar para 2016

Presidente da Câmara Eduardo Cunha deixa o prédio do Congresso e fala com jornalistas (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse hoje (8) acreditar ser dificil que as contas da presidenta Dilma Rousseff sejam apreciadas no Congresso Nacional ainda este ano, pois não haveria tempo hábil para cumprir todo o tramite que a análise exige. O parecer do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomendou ontem  (7) a rejeição das contas do governo, será enviado ao presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), que vai encaminhá-lo para a Comissão Mista de Orçamento (CMO).

“Acho que não vai ser embate rápido não, porque o trâmite é lento. Quando o TCU enviar [o parecer sobre as contas]  para o Congresso ele vai primeiro para a CMO designar relator, aí vai ter o debate na comissão. Terminado o debate na comissão, vai para a mesa do Congresso”, disse.

Cunha disse que, devido a quantidade de projetos trancando a pauta, as contas podem nem chegar a ser analisadas na CMO. “Acho difícil apreciar na CMO ainda este ano. Estamos em outubro, com recesso daqui a 60 dias, tendo ainda de votar a LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] e vários projetos de natureza orçamentária”, acrescentou.

O trâmite para análise das contas presidenciais tem início após a chegada do parecer do TCU à comissão, na qual o relator designado tem até 40 dias para entregar o parecer. A partir daí, os congressistas têm 15 dias para apresentar emendas e o relator, mais 15 para elaborar o texto final de um projeto de decreto legislativo (PDC). Só a partir daí é que as contas são de fato apreciadas, em sessão conjunta do Congresso Nacional ou, separadamente, nas duas Casas.

Ao contrário de Cunha, a presidenta da CMO, senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), disse ontem que acreditar ser possível votar o relatório sobre as contas do governo de Dilma Rousseff em 2014 ainda este ano na comissão. A senadora também defende que as contas devem ser analisadas e votadas em uma sessão conjunta de deputados e senadores. Cunha é contra e defende que as contas sejam apreciadas alternadamente pela Câmara e pelo Senado. “[A análise das contas] é distribuída pelo critério do rodízio e, ao que me parece, deve ser no Senado a apreciaçaõ dessa conta, salvo algum engano”, disse.

Marília Notícia

Recent Posts

Feirão da Mirai Toyota oferece até 100% da Fipe na troca de Hilux e SW4

Equipe da Mirai Toyota participa de campanha com ofertas especiais; taxas reduzidas em toda a…

2 horas ago

Novo acelerador linear transforma atendimento oncológico em Marília

Acelerador do Hospital das Clínicas em dia de visita do ex-ministro Márcio França (Foto: Rodrigo…

6 horas ago

Dani Alonso e Capitão Augusto acompanham obra da ciclovia de Avencas

Ciclovia segue em construção ao lado da vicinal de Avencas (Foto: Divulgação) A deputada estadual…

6 horas ago

Estratégias de consumo aumentam volume de endividamento do brasileiro

Em uma compra habitual no supermercado, posto de gasolina ou na farmácia, o atendente oferece…

6 horas ago

Lula assina Medida Provisória e zera cobrança da “taxa das blusinhas”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (12), uma Medida Provisória (MP)…

6 horas ago

Justiça condena mentor e piloto de fuga por tentativa de latrocínio contra empresário

Um dos acusados foi morto durante ação (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A Justiça de Marília…

7 horas ago

This website uses cookies.