Regional

Após longa espera, CDP de Álvaro de Carvalho será entregue

CDP de Álvaro de Carvalho será entregue nesta quarta-feira (Foto: Arquivo/MN)

Finalmente, após um longo imbróglio, será entregue nesta quarta-feira (21), às 10h, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho (distante 44 quilômetros de Marília).

A unidade tem capacidade para custodiar 823 pessoas e destina-se a abrigar presos provisórios, ou seja, ainda não condenados, tendo 11.514,18 m² de área construída, com investimento de R$ 49 milhões.

A unidade deveria ter sido concluída em setembro de 2018. Após o atraso nas obras, um cronograma divulgado pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) depois de reunião com a SAP, previa a entrega do CDP para fevereiro de 2019, mas a unidade enfrentava contratempos burocráticos.

Diversas vezes o Marília Notícia mostrou o atraso. A entrega chegou a ser anunciada para março deste ano, porém fortes chuvas caíram na região no começo de fevereiro e na época a SAP afirmou que o presídio teria nova data de entrega ainda no primeiro semestre, o que não aconteceu.

A pasta informou ao site em um dos questionamentos, que “a pandemia de Covid-19, exigiu a adoção emergencial de medidas de prevenção e de enfrentamento por parte da Secretaria da Administração Penitenciária. Diante do quadro de grave crise na saúde pública, a SAP prospectou cenários e avaliou soluções, sendo certo que o CDP de Álvaro de Carvalho foi inserido no Plano de Contingência da Secretaria da Administração Penitenciária”.

O funcionamento desta unidade é aguardado com ansiedade por agentes da região de Marília que saíram para trabalhar em outras unidades do Estado e aguardavam transferência para retornar ao local de origem.

CDP

A unidade é a primeira do estado já inaugurada com chuveiros quentes disponíveis nos pavilhões. Além disso, possui sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Trata-se de tecnologia desenvolvida 100% por técnicos da SAP.

A nova unidade será inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-X, portal detector de metal, escâner corporal e telas de proteção nas áreas de segurança.

O novo presídio foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. A unidade possui pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos.

Há, ainda, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.

A nova unidade está localizada na rodovia Mamede Barreto (SP- 349), quilômetro 36, em Álvaro de Carvalho.

Daniela Casale

Recent Posts

‘Natal Iluminado’ está de volta em Marília após requerimento da vereadora Fabiana

Fabiana Camarinha, Vinicius, Gabriel e Abelardo (Foto: Divulgação) A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) apresentou na…

2 horas ago

PM flagra homem com seis crucifixos retirados do Cemitério da Saudade

Um homem de 42 anos foi detido na tarde de sábado (7) após ser flagrado…

2 horas ago

Entram em vigor nesta semana novas regras para obtenção da CNH

Mudanças foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Foto: Divulgação) As novas regras para obtenção…

3 horas ago

Quase 40 mil brasileiros recebem diagnóstico de HIV e não iniciam tratamento

campanha destaca a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo(Foto: Divulgação/Freepik) O Dezembro…

3 horas ago

Investimento de quase R$ 500 mil garante recape de ruas do Parque Universitário em Tupã

Recape em ruas de Tupã foram possíveis após emenda do deputado federal Maurício Neves (Foto:…

3 horas ago

Fundo Social de Marília amplia ações e reforça apoio a famílias vulneráveis em 2025

Campanha de 2025 arrecadou 29.153 itens, mobilizando empresas e a comunidade (Foto: Divulgação) O Fundo…

4 horas ago

This website uses cookies.