Regional

Após longa espera, CDP de Álvaro de Carvalho será entregue

CDP de Álvaro de Carvalho será entregue nesta quarta-feira (Foto: Arquivo/MN)

Finalmente, após um longo imbróglio, será entregue nesta quarta-feira (21), às 10h, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho (distante 44 quilômetros de Marília).

A unidade tem capacidade para custodiar 823 pessoas e destina-se a abrigar presos provisórios, ou seja, ainda não condenados, tendo 11.514,18 m² de área construída, com investimento de R$ 49 milhões.

A unidade deveria ter sido concluída em setembro de 2018. Após o atraso nas obras, um cronograma divulgado pelo Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) depois de reunião com a SAP, previa a entrega do CDP para fevereiro de 2019, mas a unidade enfrentava contratempos burocráticos.

Diversas vezes o Marília Notícia mostrou o atraso. A entrega chegou a ser anunciada para março deste ano, porém fortes chuvas caíram na região no começo de fevereiro e na época a SAP afirmou que o presídio teria nova data de entrega ainda no primeiro semestre, o que não aconteceu.

A pasta informou ao site em um dos questionamentos, que “a pandemia de Covid-19, exigiu a adoção emergencial de medidas de prevenção e de enfrentamento por parte da Secretaria da Administração Penitenciária. Diante do quadro de grave crise na saúde pública, a SAP prospectou cenários e avaliou soluções, sendo certo que o CDP de Álvaro de Carvalho foi inserido no Plano de Contingência da Secretaria da Administração Penitenciária”.

O funcionamento desta unidade é aguardado com ansiedade por agentes da região de Marília que saíram para trabalhar em outras unidades do Estado e aguardavam transferência para retornar ao local de origem.

CDP

A unidade é a primeira do estado já inaugurada com chuveiros quentes disponíveis nos pavilhões. Além disso, possui sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Trata-se de tecnologia desenvolvida 100% por técnicos da SAP.

A nova unidade será inaugurada também com todos os equipamentos de segurança, incluindo raio-X, portal detector de metal, escâner corporal e telas de proteção nas áreas de segurança.

O novo presídio foi projetado com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento. A unidade possui pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial, onde os próprios presos preparam os alimentos.

Há, ainda, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade a portadores de mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.

A nova unidade está localizada na rodovia Mamede Barreto (SP- 349), quilômetro 36, em Álvaro de Carvalho.

Daniela Casale

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

9 horas ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

12 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

12 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

12 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

14 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

14 horas ago

This website uses cookies.