Diretoria de Ensino da Região de Marília conta com 96 estudantes no programa Beem (Foto: Arquivo/MN)
Um ano após um levantamento exclusivo do Marília Notícia revelar que apenas três escolas estaduais da cidade possuíam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta a segurança contra incêndios, o número subiu para quatro em 2024.
Apesar do avanço, a situação continua crítica: apenas 7,7% das 52 escolas estaduais de Marília possuem o AVCB, enquanto 92,3% seguem sem o certificado. O Estado não informou qual foi a unidade que obteve a aprovação mais recentemente.
O AVCB é fundamental para garantir a segurança de estudantes, professores e funcionários em casos de emergência. A ausência do documento em 48 escolas segue como uma preocupação.
Em fevereiro de 2023, apenas as escolas estaduais Jardim Santa Antonieta, Jardim Alcir Raineri e Reiko Uemura Tsunokawa, todas na zona norte, possuíam o certificado. A nova unidade regularizada em 2024 ainda não foi identificada pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Segundo a pasta, 18 escolas têm projetos de combate a incêndios em andamento, enquanto outras seis estão na fase de estudos preliminares. Além disso, todas contam com brigadas de incêndio, extintores, sinalização e outros itens de segurança. A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) realiza manutenções e intervenções periódicas, mas não há previsão para que as demais unidades obtenham o AVCB, o que gera apreensão entre pais e educadores.
A Secretaria de Educação afirma que trabalha para regularizar a situação e que recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista-manutenção) vêm sendo usados para a compra de equipamentos de segurança. No entanto, a falta de transparência sobre prazos e ações concretas mantém a comunidade em alerta.
Enquanto a regularização do AVCB avança lentamente, o Programa de Ensino Integral (PEI) tem se expandido na cidade. Em 2024, o número de escolas estaduais participantes subiu de 25 para 26, atendendo cerca de 7 mil alunos.
A ampliação do ensino integral busca aumentar o tempo de permanência dos estudantes na escola, melhorar os índices de aprendizagem e oferecer mais segurança para os pais que trabalham no período letivo dos filhos.
Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja…
Proposta foi apresentada em reunião no Paço Municipal (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília iniciou…
Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…
Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…
Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…
Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…
This website uses cookies.