Regional

Anulação de votos do MDB em Lupércio faz vereador reeleito perder a cadeira

Cabine de votação das eleições deste ano; Justiça anulou votos do MDB (Foto: Reprodução/Internet)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes Marques, anulou todos os votos do MDB obtidos no pleito de outubro deste ano em Lupércio, ao julgar último recurso do partido. Com a decisão, o atual vereador Júlio Cesar Pimentel, o Julinho (MDB), que estava reeleito sub judice, perdeu a cadeira na próxima legislatura.

Conforme apurado pelo Marília Notícia, o partido estava com irregularidades na prestação de contas das eleições de 2020 em Lupércio. Mesmo assim, a legenda lançou candidatos à vereança para o pleito deste ano.

Ao saber do caso, o diretório municipal do PSD entrou com pedido de anulação dos votos do MDB junto à Justiça Eleitoral de Marília. Os julgamentos em primeira (Marília) e segunda instância – no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) – acataram o pedido do PSD. Com recursos negados, o caso do MDB foi parar no TSE, conforme imagem do documento abaixo:

Decisão do ministro Nunes (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 3 de outubro, quatro dias antes das eleições municipais, o MDB entrou com recurso em terceira instância e ficou com julgamento pendente no TSE. Os candidatos foram votados no dia 6, mas todos ficaram sub judice. Um foi eleito pela população.

Nesta segunda-feira (4), o ministro Nunes entendeu que o recurso não comporta provimento, o que esgotou a última tentativa do MDB de Lupércio. “Com relação às contas de 2020 do partido, conforme informação do Cartório Eleitoral, estas não haviam sido regularizadas até o dia 3 de setembro de 2024”, considerou no julgamento final do caso.

O partido não entregou em tempo todos os documentos comprobatórios referentes aos gastos de campanha realizados pelos candidatos em 2020.

Site do TSE já apresenta atualização no resultado final da apuração dos votos de Lupércio (Foto: Reprodução/Internet)

Com a anulação dos votos do MDB e consequentemente do reeleito Julinho, a composição da nova legislatura ficou assim: Gabriel Lapinha (PSD), Kauã Kemp (Republicanos), João Pedro (Republicanos), Fabiana Povoas (PP), Francisco Colombo (PRD), Cido da Ambulância (PL), Silvio Simões (PSD), João Paulo da Ambulância (PSD) e Douglas Drow (PRD).

A coligação PSD/PRD, que lançou o candidato a prefeito da oposição política, Fábio Mesquita (PRD) – derrotado pelo prefeito reeleito Cleber Menegucci (PP) -, agora ficará com a maioria na Câmara. A situação ficou com quatro candidatos a vereador eleitos, enquanto a oposição agora tem cinco, após a queda de Julinho, que pertence ao grupo de Menegucci.

O site do TSE já divulgou de forma oficial a anulação dos votos do MDB de Lupércio e o resultado final pode ser consultado através deste link.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Gustavo César

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.