Tecnologia

Android 11: Google lança versão final do novo sistema

O Google lançou nesta terça-feira, 8, a versão final do seu novo sistema operacional, o Android 11. Entre as atualizações, o sistema traz uma nova organização de notificações de mensagens, uma ferramenta de gravação de tela e um hub especial para controlar dispositivos de casa conectada. Segundo o Google, o Android 11 está sendo distribuído para o seu modelo de celular, o Pixel, e também para aparelhos de outras fabricantes, como as chinesas Xiaomi e Oppo — a atualização será disponibilizada para mais parceiros nos próximos meses, disse a empresa.

O novo sistema estava disponível em versões de testes desde junho. Uma das principais mudanças do sistema está na exibição de mensagens. A partir do Android 11, todas as conversas de aplicativos de mensagem (WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger e até mensagens privadas de redes sociais como Instagram ou Twitter) serão alocadas em um único espaço no campo de notificações. A ideia do Google é que isso torne mais fácil visualizar, responder e gerenciar conversas.

Outra novidade do Android 11 é o Bubbles – um recurso que permitirá aos usuários responder a mensagens rapidamente, trocando conversas, sem precisar sair de um aplicativo que já está aberto. É como um ‘balão’ que surge na tela.

A ferramenta de gravação da tela também é uma atualização bastante esperada – os iPhones já possuem o recurso há anos, mas usuários de Android precisavam de apps terceiros para poder aproveitar.

O Android 11 também pretende facilitar o controle de dispositivos de casa conectada. O sistema oferece um hub para controlar rapidamente todos os aparelhos, apenas pressionando de forma prolongada o botão de energia (usado para ligar o celular).

Além disso, há atualizações de privacidade. Usuários poderão conceder uma permissão de apenas uma vez para que aplicativos usem recursos do smartphone como câmera ou microfone – em um segundo uso, será necessário conceder a permissão novamente. Hoje, quando um aplicativo deseja ter acesso a um recurso específico do celular, como câmera, microfone ou agenda de contatos, o usuário tem apenas duas opções: conceder ou não. É algo ruim, especialmente se há dúvidas de que aquele aplicativo é confiável. O Google também vai redefinir permissões associadas a um aplicativo que não for usado por algum tempo.

Amanda Brandão

Recent Posts

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

2 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

2 horas ago

Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Um homem de 47 anos morreu na manhã desta quarta-feira (4) na Santa Casa de…

2 horas ago

Arrombamento em loja e furto de eletrônicos levam homem à prisão

Equipamento recuperado e dinheiro apreendido, após PM encontrar suspeito na zona norte (Foto: Divulgação) Um…

2 horas ago

Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs

Apesar da saída dos ambulantes, dezenas de boxes permanecem em área ferroviária reintegrada à Rumo…

3 horas ago

Homem é preso após roubo frustrado de motocicleta na zona leste

Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (4) após…

4 horas ago

This website uses cookies.