Marília e região

AMTU moderniza serviço de transporte com aplicativo que funciona como carteira digital

Já foram instalados 60% dos equipamentos nos veículos disponíveis para operação (Foto: Divulgação)

A Associação Mariliense de Transporte Urbano (AMTU) está modernizando o sistema de transporte público, com investimento de cerca de R$ 1 milhão em novo pacote tecnológico de soluções da empresa Transdata. Confira a entrevista abaixo.

A Grande Marília e Sorriso de Marília iniciaram a operação no município em maio de 2013, com contrato com a Prefeitura de Marília por 15 anos, com possibilidade de renovação por mais 15 anos. Em maio de 2025 completam 12 anos de operação, durante os quais enfrentaram diversos desafios, especialmente nos últimos oito anos, com destaque especial para pandemia de covid-19.

“A pandemia foi um divisor de águas, alterando o comportamento dos clientes, principalmente em relação aos meios de pagamento, com o advento do Pix. Além disso, a concorrência dos aplicativos de transporte privado se tornou significativa. Diante desse cenário, a AMTU decidiu fazer um upgrade do sistema Atlas, dada a necessidade de ampliação dos meios de pagamento e o controle da quantidade de gratuidades através da biometria facial”, disse o diretor administrativo da AMTU, Alexandre Santiago.

As novidades, além da manutenção dos meios de pagamento convencionais, como o cartão Marília Card (única forma de ter acesso à integração gratuita com outra linha no intervalo de até 60 minutos), e o pagamento em dinheiro, o passageiro vai ganhar também o aplicativo AtlasMob, que funciona como uma carteira digital de créditos.

Usuários poderão carregar essa carteira via Pix, gerando um QR Code para ser utilizado nos validadores das catracas dos ônibus ou de acesso ao terminal (Foto: Divulgação)

“Os usuários poderão carregar essa carteira via Pix, gerando um QR Code para ser utilizado nos validadores das catracas dos ônibus ou de acesso ao terminal. Teremos também um QR Code impresso em filipetas para quem preferir uma compra antecipada, sem aderir ao aplicativo ou cartão. Essa opção será de uso único e terá um período de validade, porém, sendo um papel térmico, exigirá mais cuidado”, explicou o diretor.

A modernização do sistema ganha também controle da utilização das gratuidades por meio da biometria facial. “É importante ressaltar que não somos contra as gratuidades, mas o custo é integralmente suportado pelos passageiros pagantes, pois não recebemos subvenção. Em Marília, o índice de gratuidades chega a 35% da demanda, enquanto a média nacional é de 22%. Isso demonstra o impacto financeiro e a necessidade de um controle efetivo para garantir a sustentabilidade do sistema”, disse Santiago.

O novo sistema em implantação também irá oferecer um controle operacional mais eficaz. Os usuários poderão consultar em tempo real os horários nos pontos de ônibus, sejam eles intermediários, iniciais ou finais, bem como informações sobre os itinerários.

Já foram instalados 60% dos equipamentos, nos veículos disponíveis para operação. “A previsão é de concluir a instalação dos equipamentos e colocar todos os sistemas em funcionamento, incluindo o CCO (Centro de Controle Operacional) em tempo real, até o final deste mês de março”, informou ele.

A AMTU deve apresentar todas as novidades à população de Marília no aniversário da cidade, dia 4 de abril.

Novo sistema em implantação também irá oferecer um controle operacional mais eficaz (Foto: Divulgação)
Marcelo Moriyama

Recent Posts

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…

15 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

15 horas ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

15 horas ago

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

15 horas ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

15 horas ago

Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos

Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…

15 horas ago

This website uses cookies.